RS tem 66 diagnósticos confirmados de Delta e 95 casos prováveis

Com o resultado enviado pela Fiocruz, a Secretaria Estadual da Saúde atualizou para 66 o número de casos confirmados da variante Delta em solo gaúcho. Além desses, há outros 95 casos prováveis da cepa, que ainda aguardam confirmação genômica.

De acordo com a SES, a linhagem – que é mais transmissível – já foi detectada em 22 municípios do RS: Alvorada, Canoas, Capão da Canoa, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Estância Velha, Esteio, Garibaldi, Gramado, Guaíba, Nova Bassano, Novo Hamburgo, Panambi, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Maria, Santana do Livramento, São José dos Ausentes, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Triunfo.

O número de cidades com a variante, entretanto, deve ser maior, segundo o especialista em saúde do Cevs, Richard Steiner Salvato. Ele lembrou que a Delta circula de forma comunitária no Estado há cerca de um mês. Ao menos dois casos da variante estão entre as pessoas que contraíram Covid no surto no Hospital Conceição, em Porto Alegre.

Segundo o monitoramento genômico da SES, a variante Gamma ainda é a predominante no RS. Mas projeta-se o crescimento de proporção da Delta. “Espera-se que em ritmo semelhante ao que temos acompanhado, com a variante tomando espaço aos poucos. Porém, essa é uma análise muito dinâmica, e a cada semana o cenário pode trazer mudanças significativas”, afirmou Salvato.

Fonte: Correio do Povo

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS