O Rio Grande do Sul receberá nos próximos dias o auxílio de 400 homens da Força Nacional devido aos efeitos das enchentes.
A informação foi divulgada nesta terça-feira pelo governador Eduardo Leite através do seu perfil na plataforma X.
Além da investigação sobre fake news, o auxílio da Força Nacional será importante para a Brigada Militar e Polícia Civil por conta de relatos de saques de casas e estabelecimentos em diversos municípios atingidos pelas chuvas.
Em Porto Alegre, moradores dos de bairros que tiveram de ser evacuados, como a Cidade Baixa e o Menino Deus, relatam roubos em casas e edifícios e tentativas de arrombamento, principalmente à noite, quando as localidades ficam completamente escuras, em função da falta de energia. Nos últimos dias, episódios de roubos e saques foram registrados em diversas cidades gaúchas.
Nessa segunda-feira, um contingente de 117 agentes da Força Nacional já havia chego ao Estado. O grupo foi dividido para atuar em São Leopoldo e Canoas.
Na segunda, dois homens armados foram presos por roubo de dois barcos no bairro São José, em São Leopoldo, pela manhã. Uma das embarcações foi recuperada. À tarde, no mesmo bairro, dois homens foram presos e um adolescente apreendido, após tentarem invadir um condomínio no mesmo bairro.
Em Canoas, moradores relatam que há criminosos utilizando barcos para assaltarem residências e outros barcos, que atuam no resgate às vítimas da enchente.
No domingo, em Porto Alegre, a loja Grêmio Mania, localizada na Arena, sofreu invasão e saques. Crimes deste tipo também são registrados em cidades do Vale do Taquari, onde o nível da água já começou a baixar há alguns dias.
Fonte: Correio do Povo