RS recebe mais de 287 mil doses de vacinas da Coronavac e da Janssen

SES distribuirá na sexta-feira os imunizantes e também as 147.420 doses da Pfizer que deve chegar à tarde a Porto Alegre

Um avião trazendo com 287.400 imunizantes contra a Covid-19 aterrissou em Porto Alegre às 6h10min desta quinta-feira. São 195.600 doses da Coronavac e 91.800 da Janssen. A partir das 14h deverá chegar uma nova remessa com vacinas das Pfizer, com 147.420 doses. Com estes lotes, o Rio Grande do Sul espera dar seguimento à campanha de vacinação.

A previsão é de que a Secretaria da Saúde (SES) inicie a distribuição das três marcas diferentes a partir de sexta-feira para as 18 coordenadorias regionais de saúde. Segundo a SES, as vacinas serão distribuídas para imunizar a população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e trabalhadores da educação, em municípios que ainda precisam de doses para esses grupos e, especialmente, para avançar na vacinação por idade.

As vacinas da Coronavac serão utilizadas para primeira e segunda doses, ou seja, 50% do lote será distribuído para primeira dose na sexta e 50% será reservado para D2 (segunda aplicação). Os imunizantes da Pfizer e da Janssen serão todas para primeira dose.

As decisões foram pactuadas em reunião ocorrida no final da tarde da quarta-feira da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com representantes do Estado e municípios.

“Como a Janssen é dose única, sugiro que os municípios a utilizem para vacinar professores do ensino básico, para que esses profissionais possam voltar o quanto antes para a sala de aula”, aconselha a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

As planilhas de distribuição das doses aos municípios e a logística ainda estão sendo definidas.

Fonte: Correio do Povo 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS