Rodaterapia debate a prevenção ao suicídio

No último dia 06, a Rodaterapia, grupo de saúde mental, desenvolveu uma das atividades do Projeto: Erechim 100 anos: 100 Ações de promoção e prevenção da Pasta da Saúde, oportunidade em que trabalhou com o tema Prevenção ao Suicídio em virtude da Campanha do Setembro Amarelo que objetiva estimular reflexões acerca dos tabus e preconceitos sobre o tema.

A ideia do grupo foi de propiciar informações sobre os sinais de alerta e proteção, pois as profissionais reforçam que entre os fatores de risco do suicídio estão os transtornos mentais como: depressões, esquizofrenia, dependência química e também dificuldades sociais como desemprego, aposentadoria, isolamentos, falta de rede de amigos entre outros.

A equipe de psicólogas formada por Lisiane Munaretto, Janete Lazzari, Leiliana Sita e Liandra Piovesan da Silva, juntamente com a Diretora de Ações e Serviços em Saúde Mental de Erechim, Vania Campos, entende que oferecer ajuda através do ouvir, informar e compartilhar exemplos de pessoas que superaram momentos de sofrimento intenso ajuda a fortalecer aspectos positivos e valorizar a vida. Também reforçaram a importância da ajuda especializada de psicoterapia e medicamentos.

A Rodaterapia é um grupo de Saúde Mental que acontece todas as quintas-feiras no Auditório da Secretaria de Saúde realizado pela equipe de Psicólogas do Ambulatório de Saúde Mental.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS