Rio Grande do Sul tem novo foco de gripe aviária em aves silvestres

aso foi registrado na praia do Mar Grosso, em São José do Norte, em um exemplar da espécie trinta-réis-real

Um novo foco de gripe aviária em aves silvestres foi confirmado no Rio Grande do Sul. O caso de alta patogenicidade da doença foi verificado em um exemplar da espécie trinta-réis-real, encontrado praia do Mar Grosso, em São José do Norte.

Esse é o quarto foco em aberto no RS. Além deste, outros três focos em mamíferos aquáticos, em Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e Torres, seguem em acompanhamento.

Equipes da vigilância e defesa sanitária animal do Estado estão mobilizadas na região do novo foco e vão seguir monitorando um raio de três quilômetros da ocorrência, conforme recomendam os protocolos de segurança do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), para evitar que a doença se espalhe. A influenza aviária é altamente contagiosa e a sua disseminação pode causar impactos econômicos severos na avicultura comercial.

Até o momento, foram contabilizados 311 animais mortos ou doentes no Estado, entre mamíferos aquáticos e aves silvestres, nos municípios de Imbé, Mostardas, Palmares do Sul, Pelotas, Pinhal, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, Tavares e Torres.

A Secretaria da Agricultura do RS reforça que os registros verificados não alteram a condição sanitária do Estado e do país. Também não há risco para consumo de carnes e ovos.

Em maio deste ano, o Rio Grande do Sul já havia registrado outro foco de influenza aviária em aves silvestres, mas o caso foi encerrado após evidências epidemiológicas e coletas negativas.

Por GZH

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS