Reunião debate leitos psiquiátricos

Na tarde da terça–feira, 2, foi realizada uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde para debater sobre os leitos psiquiátricos/SUS, disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), para a Região 16 – Alto Uruguai Gaúcho.

Participaram da reunião o secretário de saúde de Erechim, Jackson Arpini, o secretário de Saúde de Estação, Mário Duarte, o Coordenador de Saúde, da 11ª CRS, Ivan Devensi, e o médico psiquiatra Dr. Rimon Roseck Hauli.

A SES disponibilizou 20 leitos psiquiátricos incentivados para a R 16 – Alto Uruguai Gaúcho, inicialmente para implantação junto a FHSTE, tendo em vista ser um hospital de abrangência regional para o SUS.  Como não há no momento espaço físico para implantação dessa ala, o Hospital Santa Terezinha declinou da proposição e, em reunião na AMAU – Associação de Municípios do Alto Uruguai, o município de Estação, através do Hospital Santo Antônio, protocolou interesse em implantar esse serviço especializado.

O encontro deliberou os encaminhamentos que serão levados à apreciação da SES, no sentido de ver a viabilidade técnica e administrativa para implementação dos 20 leitos incentivados na região.

O secretário de Saúde de Erechim já manteve audiência na Capital do Estado, com o Coordenador de Saúde Mental, da SES, Dr. Luiz Carlos Illafont Coronel, no propósito de debater a implantação do serviço na área de abrangência da 11ª CRS. Na ocasião o Coordenador solicitou uma posição da região, considerando que os leitos foram, inicialmente, destinados ao Alto Uruguai.

Para Arpini, o encontro teve apenas a intenção de encaminhar uma demanda que está pendente, aguardando manifestação da região e que requer um posicionamento oficial para que a Secretaria de Estado possa dar prosseguimento na intenção.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS