Reflexos da pandemia na educação são trabalhados com os estudantes da EMEF Othelo Rosa

Atividades lúdicas que buscam resgatar o conhecimento dos estudantes devido a defasagem de aprendizado devido a pandemia da Covid-19 – esse conteúdo é trabalhado na Escola de Ensino Fundamental Othelo Rosa do Bairro Presidente Vargas que atende 549 estudantes ao todo, sendo 347 do Ensino Fundamental e 202 da Educação Infantil. São 65 professores, 25 funcionários e 10 estagiários.

 

Os reflexos da pandemia não foram somente para os estudantes, os professores também precisaram se adaptar a uma nova realidade como conta a professora do Ensino Fundamental, Silvana Pertile. “Para os professores jovens que tem mais conhecimento da tecnologia é muito mais fácil, mas no meu caso foi diferente, tive algumas dificuldades. Por mais que eu tente não é fácil essa adaptação para o ensino no meio digital. Mas com a equipe unida nós nos adaptamos e quem ganha é o estudante”, comenta.

 

Atividades diferenciadas que proporcionam a troca de conhecimentos

No processo de retorno do online para o presencial, atividades lúdicas foram feitas com os estudantes e também trabalhado em sala de aula a recuperação de conteúdos dos anos anteriores, a professora Silvana explica. “Não adiantava a gente avançar com os conteúdos sem os estudantes terem aprendido bem o conteúdo passado. Então nesse processo buscamos trabalhar atividades lúdicas que reconquistem as crianças e suas famílias para a escola. Trabalhamos com a exploração do rádio, rádios antigos, microfones e histórias das famílias sobre esse tema, então abordamos todo o processo de leitura por exemplo a pronuncia da letra ‘R’, ou seja, são atividades lúdicas que resgatam o conhecimento e fortalecem o aprendizado”, finaliza.

 

A diretora Taíse Dariva complementa sobre as atividades realizadas na escola. “A própria questão do lúdico não se resume a brincadeiras, são metodologias diferenciadas que vão estimular a criatividade, pensamento crítico, a imaginação dos estudantes e assim desenvolvendo também o conhecimento na aprendizagem. Por exemplo tivemos a atividade do ‘sussurrofone’ é uma atividade que as crianças precisam ler e ao mesmo tempo se escutam, é todo um processo de conhecimento”, pontua.

 

A escola fica localizada na Rua Belo Cardoso, 1446 no Bairro Presidente Vargas. O telefone para contato é (54) 3520-7074 (Ensino Fundamental) e (54) 3520-7075 (Educação Infantil) ou pelo e-mail emef.othelorosa@erechim.rs.gov.br.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS