Após um pequeno período longe dos microfones da Rádio Cultura devido à compromissos pessoais e profissionais, além de alguns dias de férias, Tulio Lichtenstein retornou à bancada do Estúdio Boa Vista, para o tradicional TL News, que vai ao ar todas as quartas-feiras.
Além de uma análise do corrente ano sobre o mercado financeiro, Túlio respondeu vários questionamentos de ouvintes e também fez uma projeção para 2024. “Este ano está encerrando muito melhor do que as expectativas apontavam nos primeiros dias de janeiro. Com o índice B3 batendo recorde de pontos dia após dia, o dólar sendo cotado abaixo de R$ 5,00, taxa Selic em queda e inflação controlada. Estes são os principais indicadores do mercado financeiro que norteiam a economia e todos eles estão favoráveis neste momento”.
O apetite por crédito das empresas no Brasil cresceu 5% em 2023, chegando no início do mês de dezembro ao expressivo valor de R$ 3,3 trilhões. Túlio explicou que desde que seja um crédito saudável, que lá na frente não se torne uma curva de inadimplência, isso significa que as empresas estão otimistas e seguem investido.
Para 2024, a expectativa pega carona com o atual bom momento que vivemos. A taxa de juros deve seguir em queda, o que facilita aos empresários tomar crédito mais barato e seguir fazendo os seus investimentos. Tulio também citou que é grande a expectativa com as linhas de crédito do BRDE e BNDES, bem como as taxas e condições que serão ofertadas ao mercado. “Outro ponto positivo para o próximo ano, é que segundo o Boletim Focus, 2024 a inflação estará em baixa, beneficiando ainda mais a nossa economia”, finalizou Tulio.