Quebrando recorde de candidatos a federal e estadual

Nós, de Erechim e da comunidade regional, reclamávamos sobre a falta de uma candidatura a deputado estadual e federal que fosse do Alto Uruguai e acabávamos votando em candidatos de outras cidades. Agora, estamos tendo quebrados todos os recordes de candidaturas na região.

 

Ao todos são 18 candidatos a deputado federal e estadual, além de dois escolhidos para suplentes de senador. Pelo número, cada candidato vai precisar de muita sorte, coragem e sola de sapato para não fazer feio, mas o importante é que a região parece ter acordado para a importância de eleger um representante local na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. Confira abaixo os nomes da região e um pouco dos seus currículos.

 

Candidatos a deputado federal

André

 

– André Jucoski (PDT 12): Atual vereador em Erechim, ocupou a liderança do governo Schmidt por alguns meses. Iniciou sua carreira política como vereador na cidade de São João da Urtiga. Professor, empresário e atualmente ocupando cargo de diretor da FAE do Instituto Barão do Rio Branco.

 

 

Adacir

 

– Adacir Carlotto (PHS 31): Pecuarista e empresário no ramo da construção civil. Iniciou sua carreira política como vereador em Erechim, também concorreu a deputado federal e a vice-prefeito em Erechim.

 

Carlos

 

– Carlos Pomagerski (Progressista 11): Foi assessor parlamentar, trabalhou nos Ministérios da Saúde e da Justiça e concorre pela primeira vez a um cargo político.

 

 

Ito

 

– Ito Müller (PPS 23): Ex-funcionário e gerente do Banco do Brasil, hoje aposentado. Iniciou sua carreira política ao se eleger prefeito do município de Áurea. Concorre pela primeira vez a deputado.

 

 

 

Paulo

 

– Paulo Alfredo Polis (MDB 15): Empresário, bancário, atual gerente da Caixa Econômica Federal. Iniciou sua carreira política em Erechim, como vereador. Foi prefeito da cidade por dois mandatos e concorre pela primeira vez a deputado.

 

 

Sandra

 

 

– Sandra Regina Picoli (PCdoB 65): Trabalha na área de eventos do Clube Roselândia, estuda Gestão Pública no IFRS e iniciou sua carreira política há dois anos, elegendo-se vereadora. Concorre pela primeira vez a deputada.

 

 

 

 

 

Candidatos a deputado estadual

 

Tortelli – Foto Marcos Eifler

 

 

– Altemir Tortelli (PT 13): Agricultor, sindicalista e ex-presidente da CUT. Está em seu segundo mandato como deputado estadual e concorre a reeleição.

 

 

Antônio

 

– Antônio Confortin (PHS 31): Empresário no segmento alimentício e representante comercial. Concorre pela primeira vez a um cargo político.

 

 

 

Claudemir

 

– Claudemir de Araújo (PTB 14): Empresário, está em segundo mandato como vereador de Erechim. Concorre pela primeira vez a deputado.

 

 

 

Marcio

 

– Márcio Pavoni (Solidariedade 77): Dentista e funcionário público. Entrou na política há dois anos, quando se elegeu vereador. Concorre pela primeira vez a deputado.

 

 

Kaka

 

– Kaká Cofferi (Progressista 11): Empresário. Entrou na política na última eleição e ficou na segunda suplência como vereador. Concorre pela primeira vez a deputado.

 

 

 

Lucas

 

– Lucas Farina (PT 13): Agricultor, sindicalista e coordenador de vários movimentos sociais, vereador por duas legislaturas e já exerceu o cargo “tampão” como prefeito de Erechim. Concorre pela primeira vez a deputado.

 

 

Elves

 

– Elves Palkewich (PRB 10) – Agricultor e sindicalista. Iniciou sua carreira política como vereador, também exerceu cargo de secretário no município de Paulo Bento e atualmente é assessor parlamentar.

 

 

 

Abrão

 

 

– Abrão Martins (PSL 17) – Ex-policial rodoviário, ex-vereador. Primeiro foi pré-candidato a deputado federal, mas seu nome foi remanejado para concorrer a deputado estadual.

 

 

 

 

Divaldino

 

 

– Divaldino Pires (PSC 20): Empresário no ramo da construção civil e residente no município do de Aratiba. Iniciou a carreira política há quatro anos, quando concorreu a deputado estadual. Este ano concorre pela segunda vez a uma vaga Assembleia Legislativa.

 

 

 

 

Candidatos não residentes em Erechim, mas com atuação na região

 

Capoani

 

– Gilberto Capoani (MDB 15): Ex-funcionário do Banco do Brasil, ex-presidente da AMAU, ex-prefeito de Sertão. Ficou como suplente e exerceu por alguns meses o cargo de deputado federal. Está em seu terceiro mandato como deputado estadual.

 

 

 

Sossela – Foto Galileu Oldenburg

 

 

– Gilmar Sossela (PDT 12): Ex-funcionário do Banco do Brasil. Foi prefeito na cidade de Tapejara e está em seu terceiro mandato como deputado estadual.

 

 

 

 

 

Juliano

 

– Juliano Roso (PCdoB 65) – Ex-professor no Colégio São José. Está em seu primeiro mandato como deputado estadual.

 

 

 

 

Suplentes ao Senado

 

Ana

 

 

– Ana Oliveira (MDB): Ex-vice-prefeita de Erechim, será segunda suplente do candidato ao Senado, José Fogaça.

 

 

Marcos

 

 

– Marcos Lando (PDT): Atual vice-prefeito de Erechim, será primeiro suplente da candidata ao Senado, Sandra Webber.

 

 

 

Por Egidio Lazzarotto

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS