Colégio Franciscano São José: Rumo aos 100 anos, instituição apresenta projeto de renovação, inovação e transformação

O Colégio Franciscano São José, que comemora seus 95 anos de atuação junto à comunidade de Erechim, apresenta, vislumbrando o seu centenário, um projeto de renovação, inovação e transformação na sua estrutura física e pedagógica. É um projeto que comprova a identidade, versatilidade e modernização da instituição, mesmo estando prestes a comemorar um século de história.

Fiel à sua trajetória pelos caminhos da educação, o Colégio Franciscano São José projeta-se para o futuro alicerçado nos sólidos valores e na excelência formativa que o tornaram conhecido e conceituado no município de Erechim como também na região do Alto Uruguai e além dela.

 

Estrutura Física

O planejamento das ações que vão marcar estes cinco anos que faltam para a celebração do centenário está sendo elaborado para um novo tempo. A estrutura física do Colégio Franciscano São José, que por si só é privilegiada pela exuberância e localização, passará por um aprimoramento.

 

A adaptação destes ambientes vai tornar os espaços ainda mais apropriados para uma formação que prima pelo ser humano integrado, capaz de autonomia, feliz e consciente de que a vida é um dom, mas também uma tarefa a ser cumprida.  A manutenção do pátio interno, amplo e revestido das cores da natureza, demonstra o cuidado com um ambiente agradável e saudável para nossos estudantes.

Com olhos atentos ao futuro e pensando na qualificada e afetuosa relação estudante/professor, família/escola, projetou-se uma estrutura adequada para a prática pedagógica, ou seja, paralelo às novas salas de aula dos 1º Anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais, será construído um espaço pedagógico ao ar livre, local onde hoje existe o jardim interno.

 

Inovação no Projeto Pedagógico   

Para a educação, todo dia é um novo dia. É preciso estar em constante movimento. Já em execução, o projeto visa fortalecer, potencializar e qualificar ainda mais o capital humano que faz parte da comunidade escolar, em especial, o estudante e a equipe docente.

 

A coordenadora do Ensino Médio, Cleci Luisa Lovera, integra a equipe do Projeto Centenário como assessora pedagógico-administrativa.  Nos novos modelos de gestão compartilhada, o papel que lhe cabe é ser a articuladora entre os níveis de ensino, ser o elo que une o projeto pedagógico da escola ao conteúdo programático e a todas as pessoas envolvidas e responsáveis pelo processo educacional.

 

Paralelo a isso, um outro grande desafio que tem ocupado o planejamento interno é o alinhamento da prática pedagógica com a nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular). A formação continuada faz parte da rotina do Colégio. Sem ela, não se sustenta uma prática pedagógica inovadora e não há como alcançar a devida excelência que se almeja.

 

A Avaliação Institucional, realizada ainda no primeiro semestre, também se inclui neste novo impulso rumo ao centenário.

Ao par disso, acompanhando as velozes mudanças e a evolução da ciência e da tecnologia, o Colégio avança rumo a um ensino, onde as mesmas auxiliam na construção do conhecimento, preparando o profissional do futuro.

 

Comprovadamente, ao longo de quase um século, o Colégio, mais do que um sistema de ensino, é um espaço de promoção das habilidades e competências.

 

Espiritualidade

A espiritualidade é a mola propulsora que move uma instituição confessional como é o Colégio. Sem ela, a vida perde sua razão de ser. A espiritualidade é a base para a concretização de sonhos, promoção da vida e auxílio indispensável na preparação de profissionais que atuam nas mais diversas áreas do conhecimento. Sem ela, não teremos cidadãos engajados, solidários e conscientes do papel que lhes cabe na construção de uma sociedade mais ética, justa e humanizada.

 

Compromisso Renovado com a Educação para a Autonomia

Diante destas ações propostas e planejadas para os próximos cinco anos, a comunidade educativa do Colégio Franciscano São José, com alegria e orgulho, renova seu compromisso com a educação para a autonomia, capaz de transformar pessoas que atuam diretamente na sociedade.  E, com seu ideal claro e definido, se mantém aberto ao novo, com um horizonte de esperança, sempre contribuindo na formação de gerações que exercem os mais diversos tipos de lideranças em qualquer lugar do mundo.

 

Uma história que nos credencia

A história do Colégio Franciscano São José em Erechim é daquelas que validam a atuação firme, valorosa e honrosa na comunidade. Prestes a completar um século de história, o Colégio mantém-se na vanguarda ao encarar mudanças, sem perder a sua identidade.  A sua história o credencia a ser pioneiro em ações que ajudam a transformar ambientes e vidas.

Esta trajetória iniciou em 1923, quando Erechim ainda estava sendo plasmado como cidade. A pedido das autoridades locais, as Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, que então dirigiam uma escola no vizinho Três Arroios, se instalaram na então Boa Vista do Erechim, onde edificaram um educandário para a formação integral dos filhos dessa que se tornou uma próspera cidade.

No movimento da história, o Colégio passou por muitas mudanças por conta dos desafios que cada época lhe exigia e sempre esteve aberto aos sinais dos tempos.  Atualmente, ele mantém viva a chama do amor à missão educativa e se conserva fiel aos princípios e valores fundacionais, e à positiva tradição de cuja seiva sorve lições para o futuro.

 

Coordenam o projeto: Irmã Silvana Arboit – Diretora do Colégio, Ueverton Manfredini – Diretor administrativo, Cleci Luiza Lovera – Assessora pedagógico-administrativa e a Irmã Marta Vigne – representante da Associação Maria Auxiliadora – Mantenedora do Colégio Franciscano São José.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS