Qualidade do vinho aumenta na região do Alto Uruguai

A qualidade do vinho artesanal da região do Alto Uruguai vem aumentando. A constatação foi durante o 12º Encontro Microrregional de Produtores de Vinho, sediado em Estação, na última sexta-feira (27/07), na sede do Sicredi, quando foram analisadas mais de 70 amostras de vinhos com duas avalições, sendo uma técnica e a outra pelo Gosto Popular.  O evento envolveu produtores e técnicos da Emater/RS-Ascar dos municípios de Estação, Erebango, Getúlio Vargas, Charrua, Floriano Peixoto, Ipiranga do Sul e Sertão, além de convidados.

Na parte da manhã, foi realizada a avalição técnica com júri integrado, entre outros, pelo enólogo Thompson Benhur Didone e pelo assistente técnico regional em Organização Econômica, Carlos Angonese, ambos da Emater/RS-Ascar. Foram avaliados vinhos nas categorias tinto comum, branco fino e branco comum, com critérios com análise de cor, limpidez, sabor, harmonização, entre outros. Angonese atribui a melhoria significativa da qualidade do vinho como resultado de ações de extensão rural com reuniões com os produtores, realização de concursos de vinhos artesanais, unidades de elaboração de vinhos. Outro fator importante, segundo ele, é o aumento nos cuidados no processo da elaboração pelos produtores com uso correto, por exemplo, do metabitassulfito. O cultivo de uva e a produção de vinhos artesanais proporcionam emprego, sendo mais uma alternativa de renda para o produtor, e também proporciona mais rendimento econômico para a comunidade, para o município e para a região, ponderou.

A programação seguiu à tarde com a palestra técnica ministrada pelo enólogo Thompson Benhur Didone. Ele chamou atenção para requisitos e exigências da legislação desde o processo de documentação e construção de vinícolas familiares, bem como equipamentos e envasamento e o enquadramento do empreendimento no Programa Estadual de Agroindústria Familiar.

O encontro prosseguiu à noite com avaliação Gosto Popular. Integraram esta comissão avaliadora representantes dos municípios envolvidos e entidades parceiras como o Sicredi e a Cresol. Entre os avaliadores estiveram os prefeitos de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo; de Erebango Valmor Tomazini; de Charrua Valdesio Della Betta, o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello.

A divulgação dos resultados e premiação acontecerá durante jantar festivo no 12º Encontro Microrregional do Vinho, em Estação, na próxima sexta-feira (02/08), no salão paroquial Santa Terezinha.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS