Proposta que regulamenta criação de abelhas sem ferrão em espaços públicos poderá se tornar realidade em Erechim

Na última semana a Rádio Cultura recebeu a informação de que um projeto que prometeria ser polêmico havia sido protocolado na Câmara de Vereadores. A proposta trataria da criação de abelhas sem ferrão em espaços públicos no município.

Na manhã desta segunda feira, o autor do projeto, Vereador Romildo Pereira (MDB) participou do programa Estúdio Boa Vista e desmistificou a proposta.

O projeto em questão não é polêmico. Para quem sabe a importância das abelhas no ecossistema vai ver que é um projeto simples e que tem dois objetivos: o fomento aos melipolinocultores e a preservação da espécie”.

Romildo Protetor afirmou que foi procurado por criadores e que relataram a dificuldade em comercializar o produto já que o livre comércio só é permitido com selo de cadastramento na SEMA. O vereador explicou sobre a importância da legalização já que o valor do produto pode chegar a 100 vezes o valor do mel de abelhas africanizadas.

Vereador Romildo Pereira (MDB) afirmou que o projeto deve ir a plenário para ser votado na próxima semana

 

Segundo ele o projeto prevê a possibilidade de instalação de caixas com as abelhas em espaços públicos. “Toda lei legislativa não obriga ninguém a fazer nada. O último artigo é claro em dizer que o executivo criará regras para o andamento desse projeto e as regras são simples: em escolas públicas, praças e áreas verdes é necessário uma autorização do executivo”.

Romildo explicou que a Embrapa desenvolve um trabalho em escolas municipais e estaduais em todo o estado ensinando professores e crianças a preservar essas espécies, mas que a colocação em áreas públicas será regrada pelo poder executivo.

Se o executivo achar por bem instalar uma caixa em cada praça, ele irá determinar e a secretaria responsável irá fazer a instalação. Não pode ser colocada por qualquer pessoa”, afirmou o vereador.

Romildo argumentou que a polêmica se deu por falta de conhecimento e estudo do projeto.

Foi uma falta de entendimento e acredito que de estudar o projeto e ler mais do que a primeira frase da proposta. Todos os projetos que eu tenho feito são projetos responsáveis que vem para agregar na comunidade ”, concluiu o vereador.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS