Projeto de Lei Legislativo de Renan Soccol denomina espaço de Largo Silvino Zaffari

Vereadores aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei Legislativo, de autoria do vereador Renan Soccol, no qual denomina espaço em nosso município, de Largo Silvino Záffari – Empresário

O Vereador, abaixo subscrito, amparado no Regimento Interno e pela Lei Orgânica Municipal, em seu Art. 14, Inciso XVII, encaminha para tramitação o Projeto de Lei Legislativo que denomina espaço da nossa cidade “Largo Silvino Zaffari- Empresário”.

Localizado na Avenida Sete de Setembro, ultimo canteiro em direção a BR 153, fazendo frente à sede da Sociedade Jacinto Godoy,(Lar dos Velhinhos) direção norte-sul. A placa indicativa terá os seguintes dizeres: “Largo Silvino Zaffari – Empresário”. Homenagem ao nosso eterno Colaborador.

Este projeto de lei tem como objetivo homenagear Silvino Zaffari, modelo de empresário, empreendedor e grande colaborador na área social, principalmente no Lar dos Velhinhos.

Silvino nasceu em 4 de dezembro de 1931, em São Valentim, então distrito de Erechim. Quinto dos onze filhos do casal Pedro Alexandre e Ana Detoni Zaffari.

Em sua juventude, em 1950, Silvino prestou serviço militar na cidade de Santa Maria junto ao Quinto Regimento de Artilharia, tendo sido alçado a patente de cabo e ao final tendo dado baixa como terceiro sargento da reserva, trazendo consigo a admiração de colegas e superiores além de ensinamentos de hierarquia, ética e do respeito aos valores da pátria. Estudou no Colégio Medianeira, formando-se em contabilidade na turma de 1953.

Ainda jovem conheceu Idy Lourdes com quem se casou no dia 16 de maio de 1959 e desta união resultaram os nascimentos dos filhos Silvia Beatriz e Alexandre. A família aumentou com o genro Abrão, a nora Michele, os netos Luciana, Maria Augusta, João Vitor, Pedro Henrique e Martina e a bisneta Marcela.

Silvino Zaffari era um grande atleta, participando de corridas de rua, futebol de campo e de salão e até a aposentadoria jogou vôlei como levantador na equipe Os Veteranos, sendo torcedor e colaborador do Ypiranga Futebol Clube, além de diversos outros clubes amadores locais.

Como empresário, Silvino foi considerado um modelo, sendo um dos sócios do Grupo Unetral, empresa que nasceu em 1947, tendo dedicado os melhores dias da sua vida, sendo considerado exemplo para seus sócios e especialmente ao quadro de colaboradores. Manteve sempre ativo contato social, tendo sido presidente do Piscina Clube e do Clube do Comércio, além de ter ocupado outros cargos em diversas diretorias destes clubes.

Ciente de suas obrigações de empresário e cidadão, colaborou decisivamente em diretorias das entidades representativas do segmento profissional que atuava, entre as quais do comércio varejista, como a CDL, o Sindilojas e a ACCIE.

Foi presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Erechim, em cuja gestão sediou a convenção estadual das CDL`S e criou o departamento feminino da entidade. Igualmente foi um dos responsáveis diretos pela realização das primeiras Frinapes, nas quais deu sua contribuição como tesoureiro por vários anos.

Silvino também teve uma participação ativa na vida da Igreja Católica, como Vicentino e Cursilhista, sendo principalmente um homem de grande Fé e religiosidade.

Há mais de 40 anos foi voluntário da Sociedade Jacinto Godoy, o Lar dos Velhinhos, trabalho que iniciou ainda muito jovem, levado por seu tio Roberto Zaffari e seu pai Pedro Alexandre Zaffari. Foi um dos fundadores do Novo Lar dos Velhinhos, fazendo parte da turma dos 11 empresários que em 1964 estavam iniciando suas carreiras e uniram-se para colaborar com o lar, no qual exerceu o cargo de Presidente até o seu falecimento em dezembro de 2013.

Foi membro da diretoria executiva do Lar por quase 35 anos sendo presença constante em todas as missas aos Sábados com os idosos, não se furtando a outras atividades junto ao Lar sempre que necessário. Este trabalho silencioso e abnegado ajudou a mudar a história da entidade e foi por este trabalho que em 2008 foi agraciado com o título de Cidadão Exemplo de Cidadania, homenagem prestada pela comunidade de Erechim.

Silvino Zaffari também atuou como voluntário e colaborador de longa data junto a APAE, ADAU, Lar da Criança, Patronato São José e outras instituições, o que demonstra o acerto e merecimento da presente homenagem.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS