Projeto de Formação Continuada promove palestra sobre o Holocausto

A Liga de Defesa Nacional – Núcleo de Erechim, UERGS e a 15ª Coordenadoria Regional de Educação promoveram nesta quarta-feira, 4, no auditório da FAE, mais uma atividade de Formação Continuada em comemoração aos 100 anos da emancipação do município de Erechim.

Na ocasião, professores da rede estadual de ensino acompanharam palestra realizada pela professora Pós-Doutora Thaís Wenczenovicz e pelo jornalista e advogado Salus Loch, que trataram do tema ‘Holocausto: Memórias e Reflexões’.

Durante a atividade, Thaís e Salus contaram suas experiências de visitas, entrevistas e estudos a respeito da 2ª Guerra Mundial e dos campos de concentração e extermínio nazistas construídos na Europa, especialmente na Polônia, nas décadas de 1930 e 40.

Para Thaís, que fez Pós-Doutorado na Universidade de Varsóvia, oportunidade em que visitou 13 campos de concentração, falar do Holocausto é educar as futuras gerações para a tolerância e o respeito entre os diferentes, sem perder de vista a necessária discussão a respeito dos direitos humanos que tem como premissa central a defesa da vida.

Salus Loch – autor do livro ‘a Tenda Branca’, romance que narra a trajetória de uma sobrevivente de Auschwitz moradora de Florianópolis/SC – narrou seus contatos/entrevistas com seis sobreviventes do Holocausto. O jornalista também estabeleceu um olhar entre passado e presente e fez um alerta para o crescimento de partidos de ultradireita, com ideários fascistas, nos principais países do Bloco Europeu.

Além dos educadores e da bolsista da UERGS no projeto ‘Invisíveis e Vulneráveis’, Joceliane Silva, participaram das atividades a diretora da Escola Básica do Instituto Barão do Rio Branco, Cacilda Prigol; a professora Marilene Schafer, representando a 15ª CRE; a coordenadora do Arquivo Histórico de Erechim, Maria Carmencita Fernandes; o capitão Altemar Dutra, representante do 13 BPM; e o presidente da Liga de Defesa Nacional, Claudio Madalozzo.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS