Programação especial marcará o dia mundial do meio ambiente em Aratiba
Atividades acontecerão durante o mês de junho e envolverão as secretarias de Meio Ambiente e Educação do município
As secretarias de Meio Ambiente e da Educação de Aratiba se uniram para desenvolver a programação que marcará o Dia Mundial do Meio Ambiente, a ser celebrado em 5 de junho. A programação no entanto, acontecerá ao longo de todo o mês de junho.
Neste dia 2, estudantes da escola Estadual e Municipal Aratiba e representantes das duas secretarias municipais envolvidas, estarão participando da 30ª Semana Alto Uruguai do Meio Ambiente e do segundo Seminário de Meio Ambiente promovido pela URI em Erechim.
No dia seguinte, 3, haverá a entrega formal das mudas de espécies nativas, para a recuperação de 26 nascentes de água no município, em uma parceria da Administração Municipal de Aratiba com o projeto realizado pelo Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap), que tem por objetivo promover a conservação da água junto as propriedades rurais.
Desde o último dia 12 de maio, também está acontecendo em Aratiba o concurso fotográfico “Olhares”, que tem como objetivo receber fotos dos moradores d município, retratando a natureza e ações de sustentabilidade. Haverá premiação em dinheiro aos vencedores. As fotos podem ser inscritas até o dia 10 de junho, junto a Secretaria de Meio Ambiente.
TEATRO
O dia 8 de junho será marcado pelo espetáculo teatral feito pelo Grupo Ueba, “Faísca D’água O encontro da natureza com a humanidade”. O evento acontecerá no Salão Paroquial e além de estudantes de todas escolas do município, será também aberto à comunidade. Trata-se de um espetáculo voltado a todas as faixas etárias. Valoriza as lendas, os costumes e os saberes populares do Brasil, assim como a preservação e os cuidados com o meio ambiente.
EXPOSIÇÕES
Ainda durante o dia 8 de junho, Aratiba estará recebendo exposições da UPF:
“O mundo dos artrópodes: da beleza à medicina”, “Bichos nojentos: eu, você ou eles?” e “Zoonoses e pandemias, problemas atuais?”. Em cada uma das exposições, os estudantes e visitantes poderão conhecer detalhes que compõe o meio ambiente.
RESÍDUOS SÓLIDOS
Durante o mês de junho, estudantes das escolas do município também estarão visitando a Usina de Resíduos Sólidos do município com diversas atividades, entendendo os impactos da correta separação de lixo e como fazer parte deste processo.
Por Assessoria de Comunicação