Programação da Solenidade de Corpus Christi no Santuário e nas Paróquias Católicas de Erechim

A Igreja se alimenta de uma dupla fonte: da Palavra de Deus e da Eucaristia. Ao longo de sua história, ela foi criando formas, gestos, rituais para ressaltar a importância e a necessidade da Palavra divina e do Sacramento do Altar.

Em 1264, o Papa Urbano IV tornou universal a festa do Corpo de Deus que já existia na Bélgica vinte anos antes. Lá fora introduzida pela persistência de uma religiosa agostiniana. Por sua intimidade com Cristo, entendeu que faltava, uma festa anual para agradecer a Deus o sacramento da Eucaristia.

Esta solenidade proclama a fé na presença real do Corpo e Sangue de Cristo no pão e vinho consagrados, manifesta a gratidão e o amor a Cristo por este tão grande dom à sua Igreja. Ela é celebrada na quinta-feira ou no domingo após a solenidade da Santíssima Trindade que ocorre no domingo depois de Pentecostes. Neste ano, dia 5, Pentecostes, domingo último, dia 12, Santíssima Trindade e nesta quinta-feira, dia 16, solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, também designada Corpus Christi e Corpo de Deus.

Programação no Santuário e nas Paróquias em Erechim

– Santuário, missa às 08h e 18h;

– São Pedro, Na. Sra. da Salette, Três Vendas, São Cristóvão e São Francisco de Assis, Progresso, missa às 09h com procissão;

– Santa Luzia, Atlântico, missa às 10h com procissão;

– Catedral São José, das 10h às 11h, adoração ao Santíssimo; 15h, missa presidida por Adimir e concelebrada por diversos padres. Após a missa, procissão até o Santuário N. Sra. de Fátima onde haverá bênção do Santíssimo.

Neste ano, haverá tapete da entrada na esplanada até a porta do Santuário organizado pelas Paróquias e Santuário.

Gesto de solidariedade

Uma das exigências da Eucaristia é a partilha fraterna. Em sinal de gratidão a Cristo que se dá em alimento da fé, os que dela participam são convidados ao gesto de solidariedade da doação de roupas, cobertores e alimentos não perecíveis para os necessitados. Em Erechim, as doações podem ser levadas às igrejas e ao Santuário por ocasião da missa quinta-feira ou antes ou depois deste dia às secretarias paroquiais e ao Seminário. A Cáritas Diocesana coordenará a coleta dos donativos e o encaminhamento a pessoas necessitadas.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS