Programa Acolher para gestantes é exemplo no município

O reconhecimento ao Programa Acolher, coordenado pelo Gabinete da Primeira-Dama do Município, em parceria com as Secretarias Municipal de Saúde e Municipal de Cidadania, ultrapassou fronteira. Nesta quinta-feira (28), Jucela Pacheco, primeira-dama de Concórdia (SC), acompanhada de sua Assessora Juliana Zuchi, veio a Erechim especialmente para conhecer a dinâmica da iniciativa assistencial e educativa sob o comando de Rosmari Schmidt.

Ao repassar a Jucela a forma com que se dá o atendimento às gestantes as quais o Programa é destinado, Rosmari explicou que “a porta de entrada é a rede pública de saúde, por meio da qual é feito o cadastro de cada uma dessas mães que segue sendo acompanhada pelas equipes disciplinares durante os meses de gestação. Neste intervalo de tempo elas são inseridas em um grupo e passam a participar de encontros esclarecedores, têm o devido acompanhamento de exames, consultas monitoradas e também realizam uma visita hospitalar quando as gestantes têm a oportunidade de conhecer uma maternidade e se familiarizar com o ambiente onde em breve estarão com seu bebê”.

As enfermeiras Elenise Dalló e Livânia Corso, representantes da Secretaria Municipal de Saúde presentes no encontro, esclareceram as exigências para que as participantes se mantenham no Programa como frequentar palestras e estar com exames em dia. Falaram também do suporte dado no momento do nascimento do bebê quando essas mães recebem um kit com itens odontológicos, termômetro, pomadas, agenda de vacinação, vale muda de árvore e o certificado que dá as boas-vindas ao “novo cidadão erechinense”.

Durante a visita a primeira-dama de Concórdia destacou pontos do Programa Acolher que chamaram sua atenção para que viesse até Erechim conhecê-lo melhor. “Percebi que aqui há uma mulher que pensa como eu. Que devemos fazer a diferença na nossa cidade ajudando de alguma forma o cidadão que está chegando para fazer parte dela. Fantástico o que é feito aqui! Tem um objetivo muito maior que simplesmente dar algo, mas sim educar orientando essas mães com profissionais capacitados. Ótimo ter sido criado este Programa da forma que é. Levo comigo um belíssimo exemplo a ser copiado”, enfatizou Jocela Pacheco.

Satisfeita com este reconhecimento Rosmari Schmidt completou: “sempre acreditei que educar é o caminho para uma sociedade melhor. As informações que conseguimos disseminar por meio desses grupos de gestantes auxiliam no crescimento da criança e de suas famílias, uma vez que até doenças são evitadas com o acesso ao conhecimento”. A primeira-dama de Erechim ainda observou que todo o processo tem a valorosa participação de equipes de voluntárias do Gabinete. São elas que confeccionam carinhosamente enxovais completos doados para as gestantes atendidas pelo Programa Acolher. Muitas vezes sendo estas peças de vestuário presenteadas pelo Gabinete da primeira-dama as únicas que a criança possui ao sair da maternidade.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS