Profissionais do Hospital Santa Terezinha participam de capacitação sobre Biossegurança Hospitalar

Treinamento reforçou práticas de prevenção, segurança ocupacional e qualidade assistencial no ambiente hospitalar

Com o compromisso permanente de promover um ambiente de trabalho seguro e qualificado, a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim realizou, nos dias 18 e 19 de junho, uma capacitação sobre Biossegurança Hospitalar voltada aos profissionais das áreas assistenciais da instituição. A atividade reuniu colaboradores de diferentes setores para atualização e fortalecimento dos conhecimentos relacionados à prevenção e ao controle de riscos presentes nos serviços de saúde.

Durante o treinamento, foram abordados temas fundamentais para a rotina hospitalar, como riscos biológicos, químicos e físicos, Normas Regulamentadoras (NRs), com destaque para a NR 32, utilização adequada de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), prevenção de acidentes com materiais perfurocortantes e descarte correto de resíduos de serviços de saúde.

A biossegurança hospitalar reúne um conjunto de medidas destinadas a prevenir, controlar e minimizar riscos ocupacionais e assistenciais, contribuindo para a proteção dos trabalhadores, dos pacientes e do meio ambiente. Além disso, fortalece a qualidade dos serviços prestados e a cultura de segurança dentro da instituição.

A capacitação foi conduzida pela enfermeira do Trabalho da Fundação Hospitalar Santa Terezinha, Roselaine Cardoso, que destacou a importância da atualização constante dos profissionais e da adoção de práticas seguras no ambiente hospitalar. “A biossegurança faz parte da rotina de todos os profissionais que atuam na assistência à saúde. Manter as equipes capacitadas e conscientes sobre os riscos e as formas de prevenção é fundamental para garantir a segurança dos trabalhadores, dos pacientes e de toda a instituição”, ressaltou.

Para o diretor-executivo do Hospital, Rafael Ayub, ações de educação permanente são essenciais para fortalecer a cultura de segurança e qualificar cada vez mais os serviços prestados. “Investir na capacitação dos profissionais é investir diretamente na qualidade da assistência e na segurança de todos que circulam pelo hospital. A atualização constante das equipes contribui para ambientes mais seguros, processos mais eficientes e um atendimento cada vez mais qualificado à população”, destacou.

 

Por: Assessoria de Comunicação

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS