Os professores e conselheiros estaduais do CREA/RS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), Cristiano Vitorino da Silva, Coordenador de Área de Engenharias e Ciência da Computação da URI Erechim, e Paulo Sérgio Gomes da Rocha, do Curso de Agronomia, participaram da 76ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA), que aconteceu entre os dias 16 a 19 de setembro, em Palmas (TO). O evento, organizado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) contou com a participação de mais de 3.000 profissionais de todo o País.
Dentre os assuntos abordados no evento, constaram conferências sobre: potencialidades da sustentabilidade de empreendimentos agrícolas; indústrias 4.0 e o futuro profissional; sustentabilidade agroalimentar; ética profissional; ensino, legislação e atribuições profissionais, entre outras.
O professor Cristiano também apresentou aos conselheiros de câmaras industriais dos CREA de todo país, o trabalho desenvolvido pela comissão interna sobre a resolução 1073, que trata de atribuições profissionais do CREA/RS. Cristiano mostrou uma ferramenta desenvolvida por esta comissão que ajudará os Conselhos no Brasil na realização das atribuições iniciais de Engenheiros Mecânicos e complementos de atribuição em Engenharia Mecânica para outras modalidades de Engenharia.
Conforme o Professor Cristiano, segundo a legislação vigente, cabe aos conselhos regulamentar as profissões creditando aos profissionais, em função da análise curricular, as suas atribuições iniciais de formação. “Como no Brasil temos, e mesmo aqui no próprio estado, currículos diversos priorizando uma ou outra área, nem todos os Engenheiros saem da graduação com atribuições plenas de fato. Diante desse fato, a partir da Resolução 1076, de 2016, do CONFEA, fica a cargo de cada Câmara, nos CREA, as análises curriculares de cada profissional e a devida alocação das atribuições”, pontuou Cristiano.
Por esta razão, para tentar um padrão, ao menos no Rio Grande do Sul, o CREA desenvolveu uma ferramenta de análise curricular, num primeiro momento para modalidade de Engenharia Mecânica, mas que pode ser replicada para outras modalidades, informou o professor. Participaram da elaboração dessa ferramenta conselheiros de outras instituições de ensino do estado e associações de classe.
Paralelamente à SOEA, ocorreu também a 6ª edição do Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (CONTECC). Nesse encontro, o professor Paulo Sérgio Gomes da Rocha apresentou alguns dos resultados dos trabalhos de pesquisa que vêm desenvolvendo com o uso de LEDs na otimização da qualidade da muda produzida. Os trabalhos apresentados tiveram como títulos “Diferentes intensidades de fluxo de fótons com lâmpadas LEDs na produção de mudas de melão” e “Qualidade da luz na produção de mudas de melancia”.
Segundo os professores, a participação dos docentes da URI nestes eventos pode contribuir para a difusão dos trabalhos que desenvolvem nos seus cursos de atuação.