Curso de Medicina Veterinária da URI promove a I Semana Acadêmica

Teve início na noite desta segunda-feira, 23, no Auditório, a programação da I Semana Acadêmica do Curso de Medicina Veterinária da URI. O ato de abertura contou com a presença do Coordenador de área de conhecimento das Ciências Agrárias, Antônio Sérgio do Amaral; da Coordenadora do Curso, Daniela dos Santos de Oliveira; do Coordenador da Semana Acadêmica, Mauro Antônio de Almeida; e dos representantes das turmas 2018, Sandra Piovesan, e 2019, Gilberto Pozzebon.

Mauro de Almeida e Daniela de Oliveira salientaram o marco histórico que é a realização da Primeira Semana Acadêmica. Disseram que a programação é destinada especialmente aos acadêmicos que são a razão de ser do Curso. Adiantaram, porém, que no ano que vem, a programação terá envolvimento direto dos acadêmicos que poderão definir a pauta a ser desenvolvida.

O Coordenador das Ciências Agrárias, professor Antônio Sérgio do Amaral, enalteceu, igualmente, a importância de uma semana acadêmica. “A Medicina Veterinária, profissão criada no Brasil em 1918 e regulamentada em 9 de setembro de 1933, é, hoje, uma das mais importantes profissões no Brasil e no mundo. Está inserida em um contexto que abrange, além da prevenção e cura das doenças dos animais, a produção e inspeção de alimentos, a defesa sanitária animal, saúde pública, ensino técnico e superior, pesquisa, extensão rural e preservação ambiental e ecológica, ou seja, são mais de 80 áreas de atuação. Por esta razão, não há dúvidas que a produção animal no Brasil é um dos segmentos mais importantes e, com certeza, o médico veterinário está inserido diretamente em todas as cadeias produtivas envolvendo carne, leite, ovos, lã, entre outras, o que representa grandes oportunidades profissionais”, destacou.

A primeira noite da Semana Acadêmica de Medicina Veterinária da URI contou com a presença da psicóloga especializada em Gestão de Pessoas e Formação em Dinâmica de Grupo, Aline Dotta, que falou sobre o profissional 4.0. Ao cumprimentar os alunos pelo protagonismo do evento, informou que “testes comportamentais e genéticos determinam o potencial e que atividades podemos desenvolver”. Frisou, igualmente, que algumas características determinam o sucesso profissional: “Comprometimento, visão do todo e inteligência emocional são aspectos que fazem a diferença”.

Aline Dotta, também professora da Fundação Getúlio Vargas, com 16 anos de experiência na formação de líderes e equipes, usou uma frase de efeito para mostrar aos acadêmicos a importância da formação. “Devemos ter um olho no futuro, um pé no passado e o coração no presente”, concluiu.

A I Semana Acadêmica de Medicina Veterinária, que prossegue até sábado, conta com o apoio da Embrapa, Bebedouros Siri, J.A. Saúde Animal, Brasmed, Mig-Plus Agroindustrial, Nupeec, Ouro Fino Saúde Animal, Hipra, Agronese Nutrição Animal, Monello, Elanco Saúde Animal, Distribuidora Paiol e VP Diagnóstico e Kits Veterinários.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS