O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), tem por objetivo prestar informações aos cidadãos quanto à função socioeconômica dos tributos, levando conhecimento sobre a administração pública, alocação e controle dos gastos públicos, incentivando o acompanhamento, pela sociedade, da aplicação dos recursos públicos.
O Programa desenvolve parcerias com professores e atividades em todas as sscolas do Sistema Municipal de Ensino. Uma dessas parcerias com professores ocorreu no mês de abril, com o Curso de Educação Fiscal na Base Nacional Comum Curricular. As professoras contempladas foram Elisabete Ferreira, Franciele Marques, Marlei Lúcia Dembinski Voicik, Shayana Bittencourt e Suzana Filipiak.
O Curso pontua no Programa de Integração Tributária e ocorreu no formato à distância, ministrado de 5 de abril até 3 de maio, na Plataforma da Receita Estadual, contemplando quatro módulos: Introdução ao tema Educação Fiscal, Educação Fiscal: Abordagens e Mapas Mentais, Plano de Aula e Transversalização da Educação Fiscal e Plano de Aula.
“O comprometimento das professoras e envolvimento qualifica ainda mais o trabalho envolvendo a Educação Fiscal junto aos nossos estudantes municipais”, destacam as coordenadoras da Divisão de Educação Infantil, Andressa Confortin e Divisão de Ensino Fundamental, Luciana de Oliveira.
Conforme o secretário da Fazenda, Valdemar Loch, é muito importante o envolvimento da educação neste programa. “Nós trabalhamos para desenvolver o hábito fiscal na sociedade, e fazer isso a partir da escola é muito bom, pois estaremos formando cidadãos mais conscientes com o hábito de pedir nota fiscal, por exemplo”, finaliza.
Por Assessoria de Comunicação