Professora da UCS ministra Aula Inaugural de Medicina na URI

A medicina é ciência, mas também é humanismo e arte. A afirmação é da professora Maria Helena Itaqui Lopes, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), conferencista da Aula Inaugural do Curso de Medicina da URI Erechim. O evento aconteceu na noite de segunda-feira, 8, no Auditório da Universidade.

Para a professora, que assessorou a equipe responsável pela implantação do curso na URI, “a formação médica é feita, sim, de muito conhecimento, mas não devemos esquecer nunca do afeto, da ética e das habilidades individuais”.

Lembrou, ainda, de outras características do profissional da medicina. “A empatia médico/paciente é fundamental, pois devemos entender e compreender antes de tudo que estamos tratando da pessoa e depois da doença. Essa é a arte de ser médico”, afirmou.

Mas o médico precisa, igualmente, desenvolver alguns valores que são importantes para o bom exercício profissional, segundo a palestrante. “Devemos saber escutar, compreender, ter compaixão e respeito, sem esquecermos da justiça, da imparcialidade e da verdade”.

Todas essas características, concluiu a conferencista, aliadas às competências adquiridas através do conhecimento, fazem do médico um profissional completo na prevenção e na promoção da saúde das pessoas.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS