Professor de Agronomia da URI participa de Congresso Brasileiro  

O professor Paulo Sérgio Gomes da Rocha, do Curso de Agronomia da URI, participou, nos dias 19 a 22 de outubro, em Florianópolis, Santa Catarina, do XXXII Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA). O maior evento da agronomia brasileira, em sua 32ª edição, teve como tema central os “Desafios Profissionais em um Mundo em Transformação”. Em decorrência da pandemia, o acesso dos congressistas ao local do evento ficou condicionado à comprovação da realização das duas doses de vacinas contra a COVID-19.

Os participantes acompanharam as discussões de vários painéis, com assuntos considerados de grande relevância para a classe profissional. Dentre eles, a inovação para a Agronomia do futuro;  o exercício e ética profissional no mundo em transformação; qualidade do ensino de Agronomia e formação profissional no mundo em transformação; sistemas sustentáveis de produção agropecuária; agricultura, mudança do clima e agrobiodiversidade; recursos hídricos e conservação do solo, dentre outros.

O Congresso contou com a participação de conferencistas como os ex-Ministros da Agricultura, Allyson Paulinelli, indicado ao Nobel da Paz 2021, e Roberto Rodrigues, ambos engenheiros agrônomos; e o presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (CONFAEAB), Kleber Santos.

Também ocorreu a apresentação de trabalhos científicos onde o professor Paulo Sergio Gomes da Rocha apresentou os trabalhos sobre o uso de diodos emissores de luz (LED’s) na produção de mudas de coentro e multiplicação in vitro de brotações de batata sob diferentes intensidades luminosas com LED’s. A programação contou ainda com vários minicursos que trataram, entre outros assuntos, do sistema de plantio direto de hortaliças e avaliação de imóveis rurais.

Segundo o professor, de modo geral, “o Congresso foi uma excelente oportunidade para discutir diversas questões agronômicas, com assuntos do mundo contemporâneo, como, por exemplo, alimentar o mundo respeitando os princípios da sustentabilidade e segurança alimentar; direito da mulher no mercado de trabalho; e o empreendedorismo”. Ficou definido, ainda, que a próxima edição do CBA, que ocorrerá em 2023, será na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS