Professor da URI recebe distinção da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil

A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) divulgou recentemente os livros que receberam o “Selo Altamente Recomendável 2024”, referente ao ano de 2023. Na categoria Livro Teórico, a obra Literatura infantil e juvenil: desvios criativos, diversidade e emancipação em processo, que tem na organização o professor Fabiano Tadeu Grazioli, foi uma das quatro que receberam a distinção. Fabiano é docente da URI, câmpus de Erechim e coordenador do Projeto de Leitura Tempo de Voo, da Escola de Educação Básica.

A publicação é resultado de um projeto colaborativo que envolve trinta autores (pesquisadores e pesquisadoras de quase duas dezenas de universidades brasileiras), assumido pela Pontes Editores, editora brasileira da cidade de Campinas/SP. O grupo assina 18 estudos no formato de capítulos, prefaciados pela pesquisadora especialista em Literatura Infantil e Juvenil, Vera Teixeira de Aguiar (PUCRS). Do grupo fazem parte Marisa Martins Gama-Khalil (UFU), Eliane Aparecida Galvão (UNESP-Assis), Renata Junqueira de Souza (UNESP-Presidente Prudente), Edilson Alves de Souza (UNIFAP), Vanessa Gomes Franca (IFG), Beatriz dos Santos Feres (UFF), Regina Michelli (UERJ), Silvana Augusta Barbosa Carrijo (UFG), Ana Crelia Dias (UFRJ), Bárbara Cortella Pereira (UFMT), Thyago Madeira França (UFTM), Rosane Maria Cardoso (UCS, UNISC), Alice Atsuko Matsuda (UFTPR), entre outros.

A ilustração da capa é da escritora e ilustradora Anna Cunha e foi cedida por ela para a iniciativa. “A publicação deixa perceber o quanto o campo em que a obra se insere – a pesquisa acadêmica sobre literatura infantil e juvenil – é perpassada por atitudes de colaboração. Na organização, na escrita e na publicação dessa obra e em atividades de outras naturezas, as pessoas aqui reunidas se dão as mãos para que seus trabalhos tenham mais força e alcance. Trata-se de um movimento de troca e ajuda, pois somos melhores e mais fortes reunidos”, declara o professor Fabiano.

A organização do livro foi uma parceria com o professor Rosemar Eurico Coenga, de Cuiabá, com quem Fabiano recebeu, em 2019, o Prêmio FNLIJ de Livro Teórico e o Selo Altamente Recomendável pelo livro Literatura de recepção infantil e juvenil: modos de emancipar (Habilis Press, 2018). Os livros que recebem o selo concorrem ao prêmio, que Fabiano recebeu pela primeira vez em 2015, pelo livro Teatro infantil: história, leitura e propostas (2014), que organizou e escreveu para a editora Positivo. Além de um capítulo de sua autoria, o organizador convidou importantes nomes das pesquisas e da produção da área, como Regina Zilberman, Marta Morais da Costa, Celso Sisto e Maria Helena Khuner.

Fabiano é Doutor e Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UPF, Especialista em Metodologia do Ensino da Literatura e Licenciado em Letras Português/Espanhol pela URI. Realizou recentemente estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS, no qual pesquisou a mediação editorial da dramaturgia infantil no Brasil.

Por Assessoria de Comunicação

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS