Professor da URI realiza conferência na Universidade Federal da Bahia

O professor Fabiano Tadeu Grazioli, da URI Erechim, realizou no dia 11 de março, de forma online, a conferência de abertura do semestre no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da Universidade Federal da Bahia (UFB).

A conferência, realizada à tarde, teve como título “O texto de dramaturgia, leitura e as ressonâncias da infância” e envolveu temas que o professor pesquisa, debate e coloca em evidência em projetos culturais que realiza desde o mestrado, concluído em 2007, cujo resultado é a obra teórica Teatro de se ler: o texto teatral e a formação do leitor, publicada no mesmo ano pela Editora da Universidade de Passo Fundo (Ediupf).

Segundo o professor Fabiano, “leitura e dramaturgia compõem um espaço a ser explorado na Educação Básica, cenário de atuação dos alunos do PROFLETRAS, professores de Língua Portuguesa e Literatura neste contexto, por isso, debater questões desde aspectos teóricos em torno do gênero dramático, como sua natureza, bem como questões que envolvem a leitura, como sua estrutura básica (diálogos e rubricas) encaminham a possibilidade de o texto dramatúrgico impresso ter sua leitura (recepção, atualização) realizada também por meio do contato do jovem leitor com o texto impresso”.

A história da publicação dos textos dramatúrgicos para a infância e juventude e a publicação da recente dramaturgia para esses públicos também foram temas que o professor Fabiano agregou à sua conferência, uma vez que fazem parte das suas pesquisas recentes. “A dramaturgia impressa para a leitura da criança”, expressão que surgiu a partir de sua tese, foi brevemente abordada, uma vez que tal perspectiva entende o livro ilustrado de dramaturgia infantil como um novo produto cultural para a infância e, que pode ser lido, uma vez que o suporte “livro ilustrado” pressupõe o contato e a fruição do leitor mirim.

A conferência de temática específica foi uma solicitação do próprio programa, cujos professores conhecem a produção científica do professor Fabiano. Além disso, a pós-graduação stricto-sensu aborda questões de modo menos genérico e enfatiza a investigação científica, como ocorre nos programas stricto-sensu da URI.

Teatro de se ler: o texto teatral e a formação do leitor teve a segunda edição em 2019, no formato e-book,:

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS