Professor da URI e diplomados do Curso de Direito lançam livros

Os diplomados do Curso de Direito da URI Erechim, advogado Marco Aurélio Dorigon e Marlene Mustigfaga, juntamente com o Professor Rafael Sottili Testa, entregaram ao Diretor-Geral do câmpus, Paulo Roberto Giollo, e ao Coordenador do Curso, José Plínio Rigotti, exemplares dos dois livros produzidos pelos autores.

As obras são resultados dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) quando os autores obtiveram notas máximas nas avaliações e indicação para publicação.

Os mesmos foram enviados para análise da Editora Essere nel Mondo, que possui um corpo editorial extremamente qualificado no cenário nacional e internacional e, após aprovados, foram impressos (livro físico) e disponibilizados para download gratuito (em formato de e-book no site da própria editora (esserenelmondo.com).

Em uma iniciativa inédita no curso, estes são os primeiros trabalhos que se tornam livros impressos. Segundo o coordenador José Plínio Rigotti, “a concretização dos trabalhos produzidos pelos egressos e professores, em obras técnicas, é o resultado de uma constante ação em primar pela qualidade do ensino em nossa Universidade”.

O Diretor-Geral, Paulo Giollo, enfatiza a alegria na iniciativa dos egressos. “Primar pela qualificação do corpo docente e discente da Instituição é o que busca uma Universidade alicerçada nos princípios comunitários, sempre almejando ofertar a nossa comunidade ferramentas que possibilitem maior interação entre a teoria e a prática”, frisou o Diretor.

Os dois livros entregues ao Diretor são: “Ativismo Judicial: (I)Limitada Subjetividade?” e “Dívida Pública: do Federalismo de Cooperação à perda da autonomia do Estado”.

A primeira obra elenca o ativismo judicial, um dos fenômenos presentes no processo de jurisdição constitucional, apontando seus benefícios para o ordenamento jurídico e as possíveis dificuldades quanto à sua aplicação desordenada pelo Poder Judiciário. Os autores são o diplomado Marco Aurélio Dorigon dos Santos, advogado e pós-graduando em Direito Processual Penal e em Direito Digital e Compliance pela Faculdade IBMEC São Paulo; membro da Comissão Especial de Direito Penal e Processo Penal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)/RS Subseção Erechim e da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (ABRACRIM); e o professor Rafael Sottili Testa, Doutorando em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Professor titular dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Direito, Administração, Ciências Contábeis da URI Erechim e Membro do Grupo de Pesquisa Estado, Sociedade e Administração Pública, vinculado ao CNPq, coordenado pelo Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Professor Doutor Rogério Gesta Leal (UNISC).

A segunda obra apresenta a dívida pública como um grande problema para o desenvolvimento e autonomia administrativa e financeira do Estado. Além do professor Rafael Testa, o livro tem como autora a também diplomada do Curso de Direito da URI, Marlene Mustifaga, microempresária e Pós-Graduanda em Direito Civil e Empresarial pelo Instituto Damásio Educacional.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS