O professor Rafael Sottili Testa, do Curso de Direito da URI, coordenou o Grupo de Trabalho de Segurança Pública e Política Criminal, que discutiu a expansão da intervenção penal na sociedade contemporânea, durante o VI Encontro Interinstitucional de Grupos de Pesquisa (EGRUPE), desenvolvida pelo Curso de Pós-Graduação Strictu Sensu do Mestrado Acadêmico em Direito, da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), coordenado por Anizio Pires Gavião Filho.
O evento foi realizado pelos Programas de Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) PPGD/FMP, PPGD/UNISC, PPGD UNESC, com o objetivo de fomentar o diálogo entre os diferentes Grupos de Pesquisa e a produção acadêmica conjunta. Foram priorizados temas como Políticas Públicas em Direitos Fundamentais e Jurisdição: interconexões cambiantes; Estado, Mercado e Sociedade: equações de equilíbrios; Direitos Humanos, Cidadania e Novos Direitos; e Políticas Públicas, Família e Direitos Geracionais.
Segundo o Professor Testa, a adesão do público acadêmico vinculado à pesquisa acadêmica e o êxito da metodologia dos trabalhos apresentados identificam de maneira promissora os novos caminhos do Direito dentro da sociedade contemporânea.
Além dos Grupos de Trabalho, o evento contou com atividades distintas, como Mesa de Professores e Reunião de Trabalho, um espaço destinado para a preparação das atividades acadêmicas conjuntas entre os professores envolvidos.
Para o Coordenador do Curso de Direito, José Plínio Rigotti, “é gratificante ver o corpo docente do Curso participando de eventos importantes na área das Ciências Jurídicas”.
Por Assessoria de Comunicação