Proerd forma mais 500 estudantes contra as drogas em Erechim
Mais de 500 estudantes disseram não às drogas e à violência em cerimônia de 33ª formatura do Programa Educacional de Resistências às Drogas e a Violência (Proerd) realizada na tarde desta quarta-feira, 22 de agosto, em Erechim.
O evento no CTG Galpão Campeiro reuniu autoridades militares, civis, lideranças do município, pais, alunos e professores de pelo menos 11escolas do município, do estado e particulares.
Os formandos receberam certificados, realizaram juramento e os autores das redações que se destacaram com o tema “Como viver de forma saudável e não usar drogas” foram contemplados com medalhas e presentes oferecidos pelas empresas e entidades parceiras do programa.
O Proerd é baseado no programa Norte Americano D.A.R.E. (Drug Abuse ResistanceEducation), que foi desenvolvido em Los Angeles, Califórnia, em 1983, e já é aplicado em outros 50 países envolvendo 60 mil policiais. Os Estados pioneiros no Brasil foram Rio de Janeiro e São Paulo, sendo iniciado no Rio Grande do Sul em 1998, com a formação de duas turmas de alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Piratini, em 15 julho do mesmo ano. Em Erechim é desenvolvido desde o ano 2000 pelo 13º BPM e já formou mais de 24 mil estudantes.
Por Alan Dias