Primeiros passos para beatificação e canonização de Nossa Senhora da Santa Cruz

A devoção à Nossa Senhora da Santa Cruz é algo notável, palpável eu diria, aqui na nossa região e, para aqueles que vêm de fora também. O exemplo mais claro disso é o expressivo número de fiéis a cada romaria. Inclusive a 37ª edição se aproxima, será realizada no dia 14 de setembro.

Em entrevista à Rádio Cultura e ao Jornal Boa Vista, o padre Gladir Giacomel enalteceu a aproximação da romaria e destacou outro momento significativo que começa a dar os primeiros passos.

Conforme o padre, há poucos dias, a pedido dos próprios familiares de Dorotéia Menegon Farina, ocorreu um encontro. O mesmo objetiva reunir elementos necessários para a beatificação, que é uma das etapas de reconhecimento da Igreja Católica em relação à santidade de uma pessoa, enquanto a canonização é o estágio final, quando ela de fato é entendida como santa.

“Eu participei enquanto capelão do santuário, também estava presente o bispo Diocesano, o padre Antônio Valentini Neto, que é o chanceler da cúria, mais o vigário-geral, o Monsenhor Agostinho Dors. E da família, estava o neto Cláudio, que é de Barão de Cotegipe, a filha da Dorotéia, Inês Maria, que mora em Itá. Os primos que vieram do Paraná, de Curitiba. O outro filho, que mora em Palotina, não pôde estar. O bispo achou importante, oportuno nos reunirmos, pois é a primeira vez que a família nos procura”, disse Giacomel.

Para o padre, a presença da família é muito importante nesse processo. “O bispo, de fato, tem tido prudência, ao mesmo tempo, tem dado sempre apoio. Dizendo assim, você lá é o meu representante como capelão. Mas é claro, precisamos dar os passos necessários, aquilo que a igreja orienta, principalmente nessa dimensão pastoral. Evitar que o povo seja enganado. Ninguém pode mentir para o povo. Estão sendo dados passos importantes, apesar de todas as dúvidas e contratempos que podem ter ocorrido ao longo da história, que a gente não quer culpar ninguém, nem igreja, nem bispo, nem padre, nem leigos, pelos erros ou pelos acertos, mas fazer uma caminhada conjunta”, finalizou.

Sendo assim, Erechim pode estar se encaminhando para uma futura beatificação e canonização de Nossa Senhora da Santa Cruz, forma no qual os fiéis já abordam.

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS