Primeiro arquiteto surdo gaúcho conclui graduação na URI
A URI Erechim vive neste sábado,7, às 19h, mais um momento histórico nesses 30 anos como Universidade. Depois de formar vários acadêmicos com necessidades especiais ao longo desse período, a Universidade vai diplomar o aluno Emerson Rafael Galli da Silva como Arquiteto e Urbanista.
Emerson Rafael é filho do Jornalista e Radialista Nadir Pereira da Silva e da Professora de Libras e Intérprete da URI, Veranice Galli, também diplomada em Pedagogia pela Universidade.
O ato vai ocorrer no Salão de Eventos, quando acontece a formatura conjunta dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Elétrica. Emerson é um dos 19 concluintes do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Com isso, ele se torna o primeiro profissional surdo dessa área a colar grau em Erechim.
Ele conta que teve que superar muitas dificuldades ao longo de sua formação, desde que entrou no Colégio Santo Agostinho, com um ano e dois meses de vida, até encerrar no Ensino Fundamental, passando pela Escola João Germano Imlau, onde realizou o Ensino Médio, até chegar à URI Erechim, quando foi aprovado para o Curso de Arquitetura e Urbanismo.
Emerson, quando iniciou os estudos na URI, foi acompanhado no primeiro semestre por sua mãe, Vera, que, posteriormente, passou a atuar no Curso de Educação Física, também como Tradutora e Intérprete.
No último semestre do curso, novamente voltou a atuar com o filho, tendo em vista que a profissional que o acompanhava precisou se ausentar. “O destino me reservou algo muito especial: plantei uma sementinha, que foi cultivada durante cinco anos, e colhi o fruto junto com meu filho”, resumiu.
A comemoração foi completada com a apresentação do Trabalho Final de Graduação (TFG) quando Emerson conquistou a nota 10. “Estou muito feliz e realizado porque me superei e a prova disso foi o resultado alcançado no Trabalho Final de Graduação. Foi o otimismo que me deu forças para conquistar meus objetivos, sou um vencedor porque venci minhas limitações até conquistar o que sonhei. Por isso, agradeço à minha orientadora Professora Kelly Pavan e à banca de TFG, aos professores, à minha família e a intérprete de Libras, Aline Telles, que me acompanhou nesse período”, declarou.
O trabalho de conclusão de Emerson consistiu no projeto da Liberté – Clínica Especializada no Atendimento de Pessoas com Deficiências.