Presídio de Erechim terá urna eleitoral para votação de apenados provisórios
Os brasileiros irão às urnas neste domingo, 2 de outubro, para eleger presidente, senadores, governadores, deputados federais e estaduais.
O direito ao voto é garantido aos brasileiros com mais de 16 anos, incluindo aqueles privados de liberdade, quando aptos a votar. Neste contexto urnas serão disponibilizadas para que apenados de maneira provisória aptos ao voto possam exercer o seu direito.
Conforme o Administrador do Presídio Estadual de Erechim, Clayton Luis Beckenkamp, 21 detentos provisórios estão aptos a votar neste domingo na casa prisional. Uma urna será disponibilizada no interior do presídio para a votação.
No Rio Grande do Sul são 11 casas prisionais que terão uma urna eletrônica no domingo. A nível de estado são ao menos 600 apenados provisórios que poderão votar. Por lei são impedidos de votar apenas cidadãos que no dia da eleição tiver uma sentença condenatória transitada em julgado.
As urnas estarão nas seguintes casas prisionais:
- Cadeia Pública de Porto Alegre (duas urnas)
- Instituto Penal de Novo Hamburgo
- Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos
- Penitenciária Estadual de Canoas
- Penitenciária Estadual de Rio Grande
- Penitenciária Estadual de Santana do Livramento
- Penitenciária Estadual do Jacuí
- Penitenciária Modulada Estadual de Montenegro
- Presídio Estadual de Erechim
- Presídio Estadual Feminino Madre Pelletier
- Presídio Regional de Passo Fundo
O horário de votação no sistema prisional é das 8h às 17h, seguindo as normas das demais seções, embora cada casa prisional possa estabelecer um horário único, se assim achar necessário.
*Com informações do G1 RS