Prefeitura promove capacitação sobre implantação de processos eletrônicos

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Administração, realizou na tarde de quinta-feira (16), no Plenário da Câmara de Vereadores, um curso sobre a implantação de processo eletrônico para trâmite dos expedientes relativos à Lei 13.019/2014. A capacitação foi ministrada por técnico da empresa System Sistemas de Gestão com auxílio dos colaboradores do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura e foi destinado aos servidores dos quadros administrativos das secretarias municipais, aos representantes das entidades que celebram parcerias com o município, aos membros das comissões de monitoramento e avaliação, gestores e assessores.

Para as secretárias adjuntas de Administração e de Planejamento, Aline da Costa e Aline Prischua, que realizaram a abertura do evento e para a assessora especial da Secretaria de Administração, Imara Parise, vale destacar a importância de desenvolver no âmbito da Administração Pública Municipal a cultura da inovação tecnológica, haja vista o cenário cada vez mais digital e competitivo, tanto no contexto mundial quanto local, não podendo o Poder Público Municipal prescindir desta prerrogativa, sob pena de tornar obsoletos os seus procedimentos, afetando substancialmente a eficiência na prestação dos serviços públicos.

“É necessária e inadiável a implantação do processo, na forma eletrônica, para tramitação dos expedientes relativos à Lei nº 13.019/2014, uma vez que a esfera da Administração Pública Municipal precisa acompanhar o contexto social para o fortalecimento das relações institucionais e de maneira a estabelecer um salutar contraponto com o mercado”, disseram.

Ainda, foi abordada a questão das emendas impositivas dos vereadores de Erechim. As emendas impositivas neste modelo antigo são físicas e, extremamente, demoradas pelo excesso de burocracia, e a mudança de todo este processo para os meios digitais trará mais celeridade e rapidez à destinação destes recursos.

Também, vale ressaltar que a Transformação Digital do Poder Executivo de Erechim deve chegar a 80% dos serviços públicos, até o fim do ano, disponibilizados de forma on-line, que podem ser acessados via site ou aplicativo SysCidadão, sendo que o fluxo dos processos digitais das emendas impositivas se dará como qualquer outro que já está sendo feito pela Prefeitura.

Transformação Digital

A Transformação Digital abrange as 12 secretarias municipais e é coordenada pela Secretaria de Gestão e Governança, Gabinete de Transformação Digital, com o trabalho integrado do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, de secretários, servidores e Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI).

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