Prefeitura lança, no dia 15, edital do Plano de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Orçamento Participativo, lança edital, no próximo dia 15, para contratação de empresa especializada em engenharia de transporte e planejamento urbano, para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, conforme a lei federal nº 12.587/2012, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Segundo o secretário de Planejamento, Paulo Jeremias dos Santos, o município vai disponibilizar R$ 568.814,00, de recursos próprios, para a efetivação do estudo, que vai abordar desde grandes projetos, como atualização do sistema de transporte coletivo, implantação de ciclovias/ciclofaixas, inventário de todo o sistema viário, até a acessibilidade para todos os cidadãos.

Paulo Jeremias afirma que o plano terá quatro etapas, sendo a primeira, mobilização e levantamento de informações; segunda, diagnóstico e prognóstico; terceira, diretrizes e propostas; e, quarta e última, a efetivação do Plano de Mobilidade Urbana.

“Esse é um grande projeto, que envolve o município como um todo. Esse estudo vai propor formas de se levar segurança para a população e eficiência do sistema de mobilidade em todos os âmbitos. Envolve também a qualidade ambiental, vai propor formas de se reduzir a poluição atmosférica, sonora e visual, assim como o consumo de energia” ressalta.

Por fim, enfatiza Paulo Jeremias, o Plano de Mobilidade Urbana é uma proposta para melhorar a qualidade de vida, modernizando e humanizando o município. “E o mais importante, com a participação da comunidade”, afirma.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS