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Prefeitura implanta Ticket Alimentação como política pública de assistência social

Desde março de 2022 a Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Assistência Social, implementou no município o Ticket Alimentação, a fim de substituir a então cesta básica que era ofertada para os usuários em situação de vulnerabilidade social.

Conforme explica a secretária de Assistência Social, Clarice Moraes, a Lei Nº 6.960/2021 estabelece regras para utilização entre usuários e mercados, e permite a compra de alimentos, material de higiene pessoal e limpeza, que não eram ofertados na cesta básica, dando autonomia para que cada um possa usufruir deste direito.

“Para que o usuário possa adquirir este benefício, é necessário atender aos critérios de avaliação, concedido pela técnica de referência de cada indivíduo, além de periodicamente estar sob acompanhamento da Secretaria de Assistência Social”, explica a titular da pasta.

O valor do ticket ofertado é de R$145,44 (12% do salário mínimo vigente no país – atualmente em R$ 1.212,00).

Mais de R$ 362 mil para quem mais precisa

Desde a sua implementação já foram concedidos mais de R$ 362 mil reais em ticket, esse é um valor que assegura o direito aos cidadãos que necessitam do benefício eventual de alimentação.

”Trouxemos mais autonomia e dignidade às famílias atendidas pela Política de Assistência Social, quando vemos os números até aqui, temos certeza de afirmar que em nossa Erechim, todas as pessoas têm acesso aos equipamentos da Secretaria e podem sanar suas necessidades buscando por atendimento técnico e humanizado”, declara Clarice Moraes.

Assistência social e desenvolvimento econômico

Para o prefeito Paulo Polis, as políticas de assistência social estão diretamente relacionadas às de desenvolvimento econômico e qualidade de vida. “Trabalhamos para garantir dignidade para as pessoas. Com a criação do Ticket Alimentação, estamos buscando facilitar ainda mais o acesso da população aos alimentos, que poderá comprar os produtos, diretamente, nos supermercados credenciados, evitando o deslocamento para a retirada de cestas básicas”, declara o chefe do Executivo Municipal.

Outra questão importante que foi observada pelo prefeito, foi o estímulo e o fortalecimento da economia erechinense, tendo em vista que o dinheiro irá circular na cidade de Erechim e não mais, em empresas fornecedoras de cestas de alimentos de outros municípios.

“Além de garantir que as famílias de Erechim tenham comida na mesa com essa política de assistência social, estimulamos a geração de emprego e renda, com a oferta de cursos gratuitos de qualificação profissional através de parcerias e, onde, os alunos se formam com praticamente uma vaga garantida no mercado de trabalho. Com isso, vamos tendo cada vez mais cidadãos preparados para gerar renda e conseguir o sustento para suas famílias. Ainda, quando cumprimos com o nosso papel de gestores públicos, especialmente na assistência social, fazemos com que essa política saia da esfera da doação e passe a ser olhada como um direito da pessoa, o que fato é”, finaliza Paulo Polis.

Os estabelecimentos cadastrados são:

MERCADO SUPER FAMÍLIA

Endereço: Eduardo Stefanos Zaar, 1061 – Bairro Agrícola

 

MASTER ATS SUPERMERCADOS

Endereços:

Av. Sete de Setembro, 1200 – Bairro Fátima

Rua Torres Gonçalves, 122 – Bairro Centro

Av. Santo Dal Bosco, 860 – Bairro Centro

Av. Tiradentes, 780 – Bairro Centro

Av. Sete de Setembro, 2036 – Bairro Fátima

Rua Alemanha, 1201 – Bairro Centro

ROD BR-153, KM 54, 48 – Bairro Bela Vista

 

SUPERMERCADO BOA VISTA

Endereço: Av. Caldas Júnior, 1077 – Bairro Três Vendas

 

VISAO COMÉRCIO DE ALIMENTOS

Endereço: Av. José Oscar Salazar, 1275 – Bairro Três Vendas

 

Por Assessoria de Comunicação  

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