Prefeitura de Passo Fundo anuncia compra de testes para diagnóstico do coronavírus e UPF será responsável pela produção

O exame de PCR para detecção do vírus causador da covid-19, que é realizado pelo Ministério da Saúde, deverá estar disponível em Passo Fundo a partir da segunda quinzena de abril. A Prefeitura já autorizou a compra dos insumos para que a Universidade de Passo Fundo (UPF) possa produzir os testes. O objetivo é ampliar a testagem e ter mais agilidade, dando prioridade aos casos de profissionais da saúde, além dos processos do próprio município.

O prefeito Luciano Azevedo ressaltou que a falta de diagnósticos precisos prejudica a tomada de decisões, pois sem os testes não é possível saber ate que ponto o vírus se espalhou, nem diferenciar quem está com o coronavírus de pessoas apenas com sintomas semelhantes.

“A ampliação da testagem nos dará informações em relação à situação local, permitindo a definição de estratégias de isolamento das pessoas contaminadas com o vírus e evitando a disseminação da doença”, observou a secretária municipal de saúde, Carla Gonçalves.

Dois professores da UPF, um imunologista e outro virologista, realizaram o levantamento, descrição e quantidade de insumos necessários para aquisição. Ao todo, são 28 itens.

Atualmente, a recomendação do Ministério da Saúde é de fazer testes apenas em casos graves de pessoas com suspeita de coronavírus e profissionais de saúde e segurança com sintomas respiratórios.

Fonte: Rádio Uirapuru

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS