Prefeitura alerta sobre descarte irregular de lixo hospitalar

Estes materiais não podem ser descartados no lixo comum

A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, alerta sobre a geração de resíduos das áreas de saúde, o chamado lixo hospitalar, como por exemplo, seringas, gazes, agulhas, fitas para curativos, ataduras, restos de medicamentos. A pasta competente reforça que estes materiais não podem ser descartados no lixo comum.

Conforme explica o titular de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, a Lei 12.305\2010 estabelece a política nacional de resíduos sólidos, bem como o plano municipal de resíduos sólidos atribuindo aos geradores destes materiais a responsabilidade pela destinação correta dos mesmos, constituindo a obrigatoriedade de emprazar um plano de gerenciamento preciso.

“A responsabilidade de destinação destes elementos está diretamente ligada aos seus geradores. Dessa forma a Secretaria de Meio Ambiente exige que os geradores desse tipo de lixo apresentem procedimentos rigorosos relacionados a separação, acondicionamento e descarte”, explica Cristiano.

Estabelecimentos como por exemplo clínicas, hospitais, consultórios, farmácias, clínicas veterinárias, laboratórios e outros que geram resíduos sanitários, devem estar atentos aos riscos de um curso inadequado deste tipo de lixo, pois o destarte inadequado é prejudicial para os coletores, tanto quanto aos recicladores, que fazem a triagem do material.

“De maneira nenhuma, este lixo deve chegar as associações de recicladores, visto que, além de ser contaminado, estes dejetos não podem ser reciclados, sendo assim mais uma vez o gerador deve dar a finalidade correta a estes materiais, contratando uma empresa que se torne responsável pelo destino correto do lixo hospitalar”, finaliza o secretário de Meio Ambiente.

Qualquer dúvida com relação ao descarte pode ser esclarecida na Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo telefone 3520.7007.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS