Nos quatro mandatos do Prefeito Paulo Alfredo Polis, ele vem apostando em secretários muitas vezes desconhecidos, jovens e funcionários públicos de carreira.
No próximo mandato, ele mantém a escrita das gestões anteriores. São dois secretários jovens: Wallace Soares (PSDB), o mais jovem de todos, com 29 anos de idade, formado em Direito e também atua no setor de Imóveis, será o Secretário da Cultura e Esporte. Na Assistência Social vai assumir Micael Kasmirski (PP), tem 34 anos e sua formação também é na área do Direito. Para a Secretaria da Saúde o escolhido por Polis é Viannei Müller (União Brasil), tem 38 anos, não é da área da saúde, é formado em Geografia pela UFFS (Campus Erechim).
Na gestão que está terminando, Polis havia escolhido outros dois Secretários também com esse perfil. Emerson Schelski com 30 anos, formado em Engenharia Mecânica, para o Desenvolvimento Econômico. William Racoski, com 30 anos, estudou na Escola Agrotécnica Federal de Sertão e também no IFRS, Secretário da Agricultura e a Enfermeira Éclesan Palhão, para a Secretaria da Saúde. Os três realizaram um bom trabalho e o resultado foi colhido nas urnas durante a última eleição.
Dos 11 secretários municipais que assumem dia primeiro de janeiro de 2025, cinco são funcionários de carreira da Prefeitura: Administração: Isabel Ribeiro, Obras: Mário Rossi, Planejamento e Mobilidade: Jackson Luis Arpini, , Saúde: Vianei Muller e Meio Ambiente: Cristiano Moreira, somente Manynha Lipsch (pedagoga e mestre em educação) que permanece na Educação, não é funcionária de carreira. Com um pouco mais de idade entre os secretários que irão assumir no início de janeiro, está Ana Lúcia de Oliveira, que permanece na Secretaria da Fazenda, ainda seguindo a ordem cronológica também com mais idade estão: Jackson Arpini no Planejamento, Mário Rossi nas Obras e Edgar Marmentini na Secretaria Gestão e Governança.
Por: Egídio Lazzarotto