Prefeito e secretário da saúde mantém audiência na capital do Estado

Após estada na Capital Federal, integrando a comitiva regional em prol do projeto “Novo complexo hospitalar FHSTE: 250 leitos SUS”, o Prefeito Municipal Luiz Francisco Schmidt, o secretário de Saúde, Jackson Arpini, e o Diretor Executivo da FHSTE, Hélio Bianchi estiveram na capital do Estado na última sexta-feira, 19, para uma reunião na Secretaria Estadual de Saúde (SES), com o secretário Francisco Paz e integrantes das instituições de saúde que apresentaram demandas à Bancada Gaúcha.

Após apresentação em Plenário da proposta, realizada pelo secretário de Saúde de Erechim que falou em nome da comitiva, ficou definido que as instituições buscassem uma posição consensual, no intuito de facilitar os encaminhamentos, tendo em vista que o recurso da Bancada Gaúcha para o exercício 2019 é na ordem de 169 milhões, e as demandas apresentadas ultrapassam esse valor, considerando que parte dos recursos destinados deve ser alocada também na educação e segurança.

Participaram do encontro, além do secretário de Estado, representantes da Universidade Federal de Pelotas, representantes das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (269 instituições), Instituto de Cardiologia de POA, Hospital de Parobé, representantes dos Hospitais Oncológicos, FHSTE, Hospital de Lajeado, Regional de Santa Maria e Tenente Portela.

Após exaustivos debates, ficou definida uma proposta de comum acordo, respeitando todas as entidades que apresentaram pleitos à bancada. A proposta será sistematizada e enviada novamente ao Congresso Nacional, conforme acordado com o coordenador Deputado Federal Giovani Cherini. Segundo informações preliminares os parlamentares gaúchos deverão se reunir novamente no dia 30 outubro, para apreciação das demandas.

“Construímos de forma irmanada, plural e respeitosa uma boa proposição, agora, precisamos estar atentos e presentes do dia da votação para que a FHSTE seja contemplada com uma parcela dos recursos”, manifestaram as lideranças de Erechim.

Prefeito Schmidt já assegurou que os representantes de Erechim retornarão para acompanhar a votação e pleitear os valores e, se necessário, realizar nova defesa em Plenário. “Estamos fazendo nossa parte para que sejamos contemplados, e não vamos medir esforços para viabilizar essa conquista”, ponderou o Prefeito.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS