Políticas públicas municipais que proporcionam dignidade e bem-estar para quem mais precisa
Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social e o Departamento de Habitação atendeu 793 famílias, investiu R$ 2 milhões em materiais de construção para Kit Casas, banheiros, reformas e postes de luz.
A moradora do bairro Progresso, Ivani Fátima Salvi, foi beneficiada com um poste de luz. “Eu agradeço muito a equipe, estou muito feliz e contente, aqui tem um povo muito especial, que quando a gente precisa está sempre disposto a ajudar”, afirma Ivani sobre os servidores do Departamento de Habitação.
“Fui bem atendida, me deram bastante atenção”, comenta Terezinha Clarice Estrai, que está satisfeita com o material de construção para fazer o banheiro de sua casa. Ela acrescenta que a filha, que mora ao lado, recebeu o Kit Casa, com banheiro, e já construiu a nova moradia. “Ficou muito bonito, a casa dela estava caindo, olha como ficou, cada um tem seu quarto, tem a cozinha, banheiro, sala, ficou tudo bom”, ressalta Terezinha.
“A Secretaria de Habitação e os seus colegas me ajudaram a conseguir e a fazer uma casa adaptada pra mim, vou ter acesso livre para entrada e saída. Estamos quase terminando a casa através da ajuda da Secretaria de Habitação. Então, sou muito grato a todas as pessoas públicas que me ajudaram, muito obrigado”, destaca Robson Alves da Silva, que é cadeirante. Ele recebeu um Kit Casa, com banheiro, e a nova moradia está em construção.
Dignidade e bem-estar
O secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi, explica que o programa municipal Moradia Legal, segue critérios específicos, mas exemplifica bem a importância de todo o trabalho realizado pela secretaria e o Departamento de Habitação, que está em contato direto com as comunidades para entender as demandas de quem mais precisa da prefeitura. “Estes projetos do poste, reforma da casa, telhado, banheiros e do Kit casa, mudam as vidas das pessoas, trazem mais conforto, dignidade, bem-estar, para famílias em situação de vulnerabilidade social”, observa o secretário, Mario Rossi.
“A prefeitura entregou 61 kits de casas, fez 153 reformas e ampliações, colocou 49 postes (padrão RGE), fez 52 banheiros completos, entregou mais 346 lotes sociais (faixa 2) sorteados, sendo que 85% já estão em fase final de construção ou morando, e realizou 164 autorizações para escrituras ou liberações de cláusula”, ressalta o secretário, Mario Rossi.
Cidade inclusiva
“Estamos cuidando das pessoas e com esta estratégia a cidade se torna inclusiva, os serviços públicos chegam a toda população, há desenvolvimento humano, social, cultural e econômico”, observa o prefeito, Paulo Polis.
O prefeito Polis cita alguns exemplos de projetos realizados pela prefeitura, em três anos, que mostram como as ações são integradas e abrangem todas as áreas do município e valorizam as pessoas. “A prefeitura entregou um novo distrito industrial; inaugurou uma usina de asfalto quente (CBUQ); está revitalizando a iluminação pública, com lâmpadas de LED; entregou quatro escolas novas para comunidade; implantou uma usina solar fotovoltaica; oportuniza mais áreas de lazer, praças, parques urbanos; preserva nascentes de água; investe em saúde pública; cuida do recém-nascido ao envelhecimento ativo e saudável do idoso; promove qualificação profissional e empresarial; faz feirões de emprego; aprova com agilidade projetos para construção civil; está reduzindo custos administrativos e facilitando o acesso aos serviços públicos via on-line (site ou aplicativo), resultando em serviços mais ágeis e eficientes”, relaciona o prefeito Polis.
Por assessoria de comunicação