Plano de Mobilidade entra na segunda etapa

Empresa responsável irá realizar pesquisa - Origem/Destino - com a população de 1o a 20 de agosto

O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Erechim, iniciativa da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Planejamento, está em construção, e entra na segunda etapa, que envolve diagnósticos e prognósticos. Assim, de 1o a 20 de agosto, a empresa GO Soluções em Projetos vai realizar a pesquisa – Origem/Destino -, que visa identificar a forma de deslocamento da população de Erechim e, também, a opinião da comunidade em relação à qualidade do modo de deslocamento utilizado.

 

Como a pesquisa irá ocorrer?

A pesquisa será feita por formulário on-line e o link de acesso ficará disponível no site da Prefeitura de Erechim, e, também, será disparado para o e-mail e o WhatsApp das Comissões Técnica e de Acompanhamento solicitando que façam o compartilhamento livremente entre seus contatos.

Além disso, também será distribuído em residências, estabelecimentos comerciais e públicos, um flyer com o QR Code para acessar o questionário.

 

Formulário físico

A equipe de entrevistadores irá se deslocar a cada uma das 7 zonas de estudo delimitadas e irá abordar pessoas nas ruas, residências, estabelecimentos comerciais e públicos e em pontos de parada de transporte coletivo. Os entrevistadores farão a leitura das perguntas aos entrevistados e preencherão as respostas com o uso de smartphones.

Cada entrevistador terá a meta de realizar 300 entrevistas, ao todo, haverá um entrevistador em cada zona de estudo e dois na zona correspondente ao centro da cidade. A aplicação da pesquisa pode ocorrer entre o final de julho e início de agosto.

 

Forma de análise

Os formulários on-line e físico terão as mesmas perguntas, porém as respostas serão direcionadas a planilhas diferentes para fazer a separação de respostas obtidas pelo acesso público ou pela abordagem dos entrevistados.

Com o auxílio dos recursos do software Excel, Autocad e QGis serão elaborados mapas, gráficos e tabelas dos resultados das respostas, auxiliando, assim, a interpretação e a apresentação das informações e do diagnóstico. A empresa comenta que vai analisar a necessidade de utilizar a plataforma de dados quantitativos Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), de acordo com a verificação geral dos dados.

 

Plano de Mobilidade

Conforme o secretário de Planejamento, Paulo Jeremias dos Santos, o Plano de Mobilidade está diretamente relacionado ao bem-estar da população. “Este é um estudo abrangente envolvendo a sustentabilidade econômica, social e até ambiental do município, oPlano de Mobilidade visa o futuro de Erechim”, afirma.

 

Audiências públicas

A construção do Plano de Mobilidade prevê a realização de três audiências públicas para participação da comunidade, entidades, empresas e sociedade civil.

 

Quatro etapas

O Plano de Mobilidade será feito em quatro etapas. A primeira fará o levantamento de informações; a segunda, diagnóstico e prognóstico; terceira, diretrizes e propostas; quarta e última, consolidação do Plano de Mobilidade Urbana. A empresa tem 10 meses de prazo para entregar o trabalho.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS