Pix parcelado: bancos passam a oferecer essa modalidade

Você já ouviu falar em Pix parcelado? Aos poucos, as instituições financeiras começaram a aderir a essa novidade e este, foi um dos assuntos do TL News desta quarta-feira (29), com o empresário e diretor da Express Soluções Financeiras, Tulio Lichtenstein.

“O Pix parcelado está em projeto piloto e será lançado em 2023. Por enquanto só o Santander, Mercado Pago e PicPay estão utilizando. O Banco Central irá lançar no mercado algumas regras, mas por enquanto essas instituições criaram as suas próprias diretrizes”, destacou Lichtenstein.

O Pix parcelado nada mais é do que fazer um “crédito de giro rápido, os juros são menores que o cheque especial, é de fácil acesso, um crédito pessoal e na hora”, disse.

Em meio a tantas novidades o empresário diz que é preciso ter cautela, pois as instituições mencionadas estão em teste piloto. “A taxa que está sendo utilizada para essa linha rápida varia de 2,10% até 3,99% ao mês. Aumenta o poder de barganha do consumidor frente ao vendedor. Se conseguir até 10% de desconto no produto à vista, contrata esse crédito rápido e faz o pagamento. No entanto é uma linha que não é aconselhável se fazer a longo prazo, não mais que oito ou 12 meses, porque o sistema bancário vai trabalhar em cima de juros compostos”, explicou.

A nova modalidade é simples, quem recebe a transferência Pix é o valor integral, enquanto quem enviou pode pagar as parcelas ao longo dos meses. Mas, é preciso ter muito cuidado para não perder controle sobre as orçamentos mensais.

“O brasileiro infelizmente não tem a cultura de ser um pouco conservador quanto a isso, daqui um pouco perde a noção e aí, tem cheque especial, cartão de crédito, Pix parcelado, o carro financiado e mais outras despesas. As instituições vão liberar dinheiro, mas é preciso controlar a ansiedade”, orientou Tulio Lichtenstein.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS