Pesquisadora do Mestrado em Ecologia avalia efeito dos agrotóxicos sobre recursos hídricos

        Dentre as inúmeras pesquisas desenvolvidas pelos alunos e professores do Departamento de Ciências Biológicas da URI, uma delas tem apresentado uma importância significativa no cenário nacional. A bolsista de pós-doutorado Cristiane Biasi, do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Ecologia tem desenvolvido sua pesquisa para avaliar os efeitos de agrotóxicos sobre o desenvolvimento de fungos aquáticos. Estes organismos apresentam um papel ecológico muito importante relacionado ao ciclo do carbono e consequentemente com questões relacionadas a mudanças climáticas.

        Até o momento, os resultados da pesquisa demonstram que as concentrações elevadas de agrotóxicos diminuem a diversidade e a capacidade reprodutiva destes fungos. Em cenários de aumento da temperatura, estes efeitos são potencializados. Os efeitos negativos dos agrotóxicos e mudanças no clima sobre estes organismos aquáticos indicam que a qualidade ambiental dos ambientes aquáticos da região podem estar ameaçada.

        Cristiane ressaltou a importância da URI na sua formação profissional e em função disto retornou para desenvolver seu pós-doutorado. Segundo ela, “a URI possui toda a infraestrutura para o desenvolvimento de pesquisas básicas e aplicadas destinadas ao desenvolvimento do país e região. A ideia de trabalhar com agrotóxicos e mudanças climáticas está ligada à problemática ambiental destes dois temas, vinculada a qualidade ambiental que vem sendo deteriorada diariamente por ações sem planejamento”. Cristiane, que é diplomada do Curso de Ciências Biológicas da URI, fez seu mestrado e doutorado na Universidade Federal de Santa Maria e desde 2018 está na URI para cursar seu pós-doutorado.

        O Departamento de Ciências Biológicas da URI oferece Cursos de Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado, Mestrado em Ecologia e inúmeros cursos de especialização na área ambiental, além de receber pesquisadores de várias partes do país para o desenvolvimento de seus estágios de Pós-Doutorado. Para maiores informações, acesse o site www.uricer.edu.br ou ligue para 54 3520-9000, Ramal 9148.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS