O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgou, no último dia de junho, os dados da empregabilidade em todo o país referentes ao quinto mês do ano. Pela primeira vez em 2026, Erechim registrou um saldo de demissões superior ao de admissões, com resultado negativo de oito vagas.
O destaque positivo de maio ficou por conta do setor de serviços, que encerrou o mês com saldo de 63 vagas, além da agropecuária, que registrou a criação de um novo posto de trabalho.
Já os demais setores demitiram mais do que contrataram. A construção apresentou o pior desempenho, com saldo negativo de 41 vagas. A indústria aparece na sequência, com fechamento de 24 postos de trabalho. O comércio completa a lista, com saldo negativo de sete vagas no período.
Apesar do resultado de maio, o acumulado de 2026 ainda apresenta um cenário bastante positivo. No ano, Erechim registra a geração de 1.088 novas vagas de emprego, totalizando 42.598 empregos formais no município.
O desempenho de cada setor econômico em 2026, em Erechim, é o seguinte:
- Indústria: 671
- Serviços: 300
- Construção: 209
- Agropecuária: -5
- Comércio: -87

