Pastoral da Pessoa Idosa celebra solenidade de Cristo Rei com seu retiro anual

Mais de duzentos agentes de Pastoral da Pessoa Idosa de várias paróquias da Diocese de Erexim participaram de retiro anual neste último domingo (26)

de novembro, solenidade de Cristo Rei, no Salão de Eventos do Seminário e no Santuário de Fátima.

Depois de significativo momento inicial de oração, Pe. Valter Girelli, reitor do Seminário e do Santuário, refletiu com os participantes sobre experiências positivas de suas vidas, suas preocupações e angústias e seus sonhos. Observou que é importante não se deter em aspectos negativos do passado, mas olhar com esperança e criatividade para o futuro. Destacou a pessoa de Maria e de Jesus como referenciais de vida de amor pastoral. Ressaltou a visita de Maria a Isabel como passagem evangélica inspiradora do trabalho dos agentes da Pastoral da Pessoa Idosa na visita aos irmãos e irmãs da terceira idade.

A psicóloga Lisiane Madalozzo refletiu com o grupo sobre a missão de cuidadores dos agentes de Pastoral da Saúde lembrando princípios da fé e das ciências humanas que a fundamentam e lhe dão indicações práticas em seu exercício. Referiu-se também à necessidade de cuidados que o próprio cuidador tem, ressaltando a importância do cultivo pessoal de hábitos de bem viver.

À tarde, o grupo realizou uma procissão na esplanada do Santuário com a oração do terço e cantos, culminando ao redor do monumento, do qual se dirigiram ao Santuário para a missa de conclusão do retiro, presidida por Dom José e concelebrada por Dom Girônimo, bispo referencial da Pastoral da Pessoa Idosa no Regional Sul 3 da CNBB, e por sete padres, com a presença de um diácono.

No final da missa, Pe. Maicon Malacarne, coordenador diocesano de pastoral, agradeceu à atual coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa, Idesse Santin, a quem solicitou que apresentasse a nova coordenação, cujas integrantes farão o acompanhamento partilhado às paróquias. O grupo é constituído pela Ir. Vitória Margarida Chinvelski, coordenadora diocesana, de Paulo Bento, Maristela Pasuk e Simone Fátima Litwin, da Paróquia N. Sra. da Salette, Rosmari Benazzi, da Paróquia N. Sra. Aparecida de Erechim; Lúcia Tristão Tavares, da Catedral São José; Maristela Araldi e Neli Artuzo, da Paróquia N. Sra. de Fátima de Entre Rios do Sul, Lurdes Pazza e Neide, de Estação.

Dom José iniciou sua homilia lembrando que estar na casa da mãe faz o coração bater mais forte. Na casa da mãe, recordamos a infância, a juventude, a vida de fé, a ternura, amor e o afeto que marcaram nossa vida. Recordou a natureza do retiro como encontro que revigora a fé sob a ótica da ternura de Deus. Ajuda a renovar o sim a Deus, a exemplo de Maria. Mencionou a abertura do Ano Nacional do Laicato no Brasil neste domingo, que deverá fortalecer o compromisso de fé e de testemunho de Jesus Cristo neste mundo. Mundo que começa em casa. Destacou a ação de leigos e leigas no passado e no momento atual que irradiam a luz do evangelho e os princípios que dão gosto e sentido à vida. Exortou a todos a não terem ou constrangimento de falar de Cristo e testemunhar seu amor por todos; a continuarem a fazer o bem, a cuidar da vida de fé, a ir ao encontro dos que padecem, falando do amor de Deus por todos. Concluiu desejando que Maria de Nazaré, mulher leiga, santa, Mãe de Deus e nossa, e de São José, seu esposo e padroeiro da Diocese, modelos de resposta ao chamado de Deus a partir da família, servindo na fé e na caridade, a Igreja povo de Deus.

Desejou também que Maria de Nazaré, mulher leiga, santa, Mãe de Deus e nossa, e de São José, seu esposo e padroeiro da Diocese, modelos de resposta ao chamado de Deus a partir da família, inspirem forças para todos viverem os carismas, dons do Espírito Santo no coração de cada pessoa, para servir, na fé e na caridade, a Igreja povo de Deus.

Lisiane Madalozzo:   filha de Osvaldo Soso e Marli Soso, falecida, é casada com Vitor Madalozzo, com quem tem 3 filhos e dois netos. Natural de Erechim, onde fez o curso fundamental e o segundo grau. Cursou psicologia na Universidade de Passo Fundo e tem especialização em terapia familiar sistêmica e de casal. Tem consultório de psicologia e atua no Colégio São José e no Curso Propedêutico no Seminário de Fátima. Com o esposo, integra o Movimento de Cursilho de Cristandade. Com alegria e convicção diz que seu melhor identidade é ser cristã.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS