Paróquias católicas da cidade Erexim planejam catequese em 2018

Padre e catequistas das sete Paróquias Católicas de Erexim reuniram-se na noite desta sexta-feira, no Centro Catequético São Pedro, para encaminhamento da catequese de iniciação à vida cristã no espírito catecumenal no próximo ano.

Pe. Maicon Malacarne conduziu momento de avaliação do primeiro ano da nova caminhada na catequese. Foram identificados alguns aspectos positivos: os diversos rituais como o da assinalação, da entrega da imagem do Menino Jesus e da Bíblia; o interesse dos catequizandos em continuar os encontros; a abertura das catequistas para esta nova forma de catequese; a integração das famílias; a participação de muitos pais. Foram também constatadas algumas lacunas: conteúdos inadequados à idade dos catequizandos; ausência de pais nos momentos rituais da entrega dos símbolos; a necessidade de formação das catequistas; pais que não participam das celebrações na comunidade.

Nos encaminhamentos para o próximo ano, concluiu-se que as catequistas continuem acompanhando os catequizandos que iniciaram este novo processo de iniciação à vida cristã. Foram vistos também os conteúdos a serem refletidos no segundo ano da caminhada. Serão quatro passos, o primeiro, em março, Quaresma e Campanha da Fraternidade, concluindo com uma jornada com os amigos de Jesus, uma ação concreta de solidariedade; o segundo, no tempo pascal, abril e maio, a vida de oração, culminando com a entrega do Pai Nosso; o terceiro, de junho a agosto, a dimensão eclesial, os sacramentos, com a entrega do símbolo da fé, a vela; o quarto, de setembro em diante, a misericórdia de Deus, a celebração da reconciliação (confissão), com gesto concreto de perdão e cartas para Deus com pedido de continuidade na vida sacramental.

Outro encaminhamento foi que cada paróquia fará encontros periódicos de formação das catequistas com um encontro semestral conjunto.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS