Reunidos com Dom Adimir Antonio Mazali, os padres da Diocese de Erexim viveram tarde de oração nesta quarta-feira santa (5) na sala Dom Cláudio Colling do Seminário Menor Nossa Senhora de Fátima.
Após o ofício das leituras da quarta-feira santa da Liturgia das Horas, conjunto de salmos, hinos e leituras bíblicas e de reflexão da Igreja, com momentos de meditação, houve leitura e aprofundamento de parte da Carta Apostólica do Papa Francisco sobre “Educação Litúrgica do Povo de Deus”. O primeiro aspecto considerado foi o convite a redescobrir a beleza da verdade da celebração cristã, no qual ele enfatiza o sentido teológico da liturgia e o indispensável cuidado com todos os aspectos celebrativos, espaço, tempo, gestos, palavras, objetos, roupas, canto, música. O segundo, a “Arte de celebrar”. O Papa destaca a necessidade e a importância de se conhecer bem o dinamismo da celebração, a sua devida preparação, o envolvimento da própria vida na celebração, o valor inestimável do silêncio em diversos momentos, a manifestação existencial de cada gesto, como por exemplo, o ajoelhar, a típica participação do sacerdote na celebração, ele a preside e é por ela formado, a consciência do desejo de Cristo Ressuscitado de comer hoje a Páscoa com seus discípulos reunidos em assembleia, da qual Ele é o protagonista.
Após este aprofundamento, houve tempo para meditação individual e para a confissão, concluído com momento final de oração em comum, ressaltando o terceiro Ano Vocacional do Brasil.
No final do encontro, houve lanche e a partida para a Catedral para a missa do Crisma.