Padres da Diocese de Erexim estudam envelhecimento humano

Nos últimos anos, a Pastoral Presbiteral da Diocese de Erexim organiza dias de estudo para os padres ligado mais à sua vida, além do curso anual de formação teológico-pastoral, voltado mais para sua missão.

Desde ontem, 10, até ao meio dia desta terça-feira, 11, no Seminário de Fátima, está em andamento tal curso deste ano e trata do envelhecimento humano, com assessoria de Marilene Rodrigues Portella, titular do programa de Pós-graduação Mestrado em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo.

Depois da oração inicial e da apresentação da assessora pelo Pe. Cleocir Bonetti, Vigário Geral da Diocese, Marilene traçou um panorama do envelhecimento humano no País. Depois, analisou como a sociedade se comporta em relação aos idosos Descreveu o processo de envelhecimento das pessoas e sua reação ao mesmo. Expôs diversas teorias psicológicas e biológicas em relação ao assunto. Falou também do envelhecimento do corpo e da mente. A diminuição da funcionalidade física é anterior e maior do que a capacidade mental. Pessoa de mais idade continua com capacidade de aprendizagem, apenas precisando de adaptação às situações novas.

Dados biográficos da assessora: Marilene Rodrigues Portella nasceu no dia 23 de abril de 1959, em Mormaço, então município de Soledade. Seus pais são agricultores, ele com 88 anos e ela com 86. Cursou o antigo primário na escola rural de Mormaço. O ginásio e segundo grau em Soledade. Fez faculdade de enfermagem na Universidade de Passo Fundo, de 1981 a 1986; mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis de 1996 a 1998; doutorado na mesma Universidade, de 1999 a 2002. Foi casada por 22 anos e é mãe de uma filha com 32 anos, que lhe deu um neto, que está com 14 anos. É professora titular do programa da Pós-Graduação Mestrado em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo. Líder do Grupo de Pesquisa Vivencer UPF/CNPq. Membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Tem experiência na área de enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica e Saúde do Idoso, atuando principalmente nos seguintes temas: idosos, institucionalização, envelhecimento humano, cuidado, enfermagem e arte terapia. Foi eleita Diretora do Instituto de Ciências Biológicas para o período 2018-2022.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS