Odontologia da URI presente no maior Congresso Científico da América Latina

O Curso de Odontologia da URI esteve presente, entre os dias 08 e 11 de setembro, na 38ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), realizada de forma virtual. Este evento é considerado o maior congresso científico de Odontologia da América Latina. A SBPqO pertence a International Association for Dental Research (IADR), sendo que seus eventos contam com cerca de 4.000 participantes anualmente, incluindo alunos de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores.

As acadêmicas Letícia De Nardin, Géssica Stuani e Cariane Vissotto apresentaram suas pesquisas científicas que foram orientadas pelos professores Antônio Augusto Iponema Costa, Simone Tuchtenhagen e Caroline Pietroski Grando.

Letícia De Nardin, bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIIC/URI), apresentou os projetos sobre “Influência do material restaurador em contato com a dentina na vitalidade pulpar de dentes submetidos à remoção seletiva de tecido cariado” e a pesquisa sobre “Autopercepção de usuários assíduos de academia sobre saúde bucal, geral e estética corporal”. A acadêmica relata que participar desse evento de importância nacional, enquanto bolsista de iniciação científica, foi uma experiência acadêmica de grande valor para a minha formação e só foi possível com o incentivo que sempre recebi dos professores do curso e da instituição”.

Géssica Stuani, também bolsista PIIC/URI, apresentou os projetos sobre “Ensino odontológico relacionado à saúde bucal de pessoas privadas de liberdade: estudo transversal” e o trabalho de pesquisa  sobre “Uso de corante oftálmico como auxiliar na localização de canais radiculares por alunos de graduação”. Ela destaca: “Fiquei imensamente feliz por poder participar do SBPqO. Agradeço aos meus orientadores por sempre estarem ao meu lado e pela banca avaliadora que estava presente. Foi muito gratificante e enriquecedor poder participar deste grandioso evento.”

Por fim, Cariane Vissotto, bolsista de Extensão da URI, apresentou o projeto “Associação entre idade na primeira consulta odontológica e tipo de tratamento dentário realizado em pacientes infantis”.

O Professor e Coordenador do Curso, Antônio Augusto Iponema Costa enfatiza: “Esses momentos são extremamente valiosos tanto para a formação acadêmica quanto para a comunidade que se beneficiará dos resultados expressivos da pesquisa científica brasileira. Agradecemos, ao mesmo tempo, às acadêmicas por confiarem no nosso trabalho de orientação”.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS