OCE inicia projeto cultural e abre inscrições para novos alunos

A OCE – Orquestra de Concertos de Erechim é uma das mais antigas orquestras do Estado do Rio Grande do Sul, com 72 anos de história. É uma das poucas sociedades musicais que ainda resistem ao tempo no interior do Estado.

Sempre atuou com o objetivo de expandir ao mesmo tempo educação e música, buscando enriquecer o setor cultural e artístico da região, além de proporcionar concertos sinfônicos e temáticos. Atualmente possui três diferentes grupos: Orquestra de Câmara, Orquestra Escola e Madrigal.

Buscando garantir a manutenção das atividades culturais destes grupos, a OCE aprovou recentemente um projeto junto ao Pró-Cultura RS que irá viabilizar a oferta de aulas de formação musical para crianças, adolescentes e adultos, a realização de ensaios e apresentações, através da contratação de professores dos instrumentos violino, viola, violoncelo, percussão e sopros.

Além disso, o projeto também irá garantir a qualificação de músicos e cantores através da realização de ensaios e preparo técnico, com a contratação do Maestro Bernardo Grings, que atuará como Coordenador Pedagógico, Diretor Artístico, Professor de Canto e Regente da Orquestra e do Madrigal.

Ao longo do projeto está prevista a realização de 01 Concerto “Sinfonia de Talentos”, com a apresentação de todos os grupos da Orquestra, em especial os alunos da Orquestra Escola, 02 apresentações para a comunidade, 02 ensaios abertos no Centro Cultural 25 de Julho, onde serão convidados alunos de Escolas Públicas, bem como a comunidade em geral que tiver interesse em participar e um “Encontro Regional de Formação Musical” com duração de 02 dias, onde os professores da OCE oferecerão oficinas de formação musical com acesso gratuito, para músicos de toda a região, para troca de experiência e qualificação profissional. Todas as ações propostas possuem acesso gratuito.

Na noite de 15 de agosto, os professores foram oficialmente recebidos pela diretoria da OCE e equipe do projeto, sendo que nesta data as atividades já começaram a ser realizadas.

As inscrições para participação nas aulas de Violino, Violoncelo, Viola, Percussão, Instrumentos de Sopro e Canto Coral estão abertas e podem ser realizadas no Centro Cultural 25 de Julho nas segundas e terças (das 8h às 11h, 13h30min às 17h e 18h às 19h) ou nas quartas pela manhã (8h às 11h). Maiores informações podem ser obtidas através do fone (54) 99147-3480.

O projeto “Manutenção dos grupos culturais da OCE – Orquestra de Concertos de Erechim” conta com o patrocínio das empresas: Cavaletti, Cercena, Plaxmetal, Sementes Estrela e Usitec. Apoio: Secretaria Municipal de Cultura e Esporte de Erechim. Financiamento do Pró-Cultura RS Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Por Assessoria de Comunicação 

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS