O que seria da região do Alto Uruguai se não tivéssemos as cooperativas?
Neste dia 6 de julho comemora-se o Dia do Cooperativismo, este importante instrumento de desenvolvimento social e econômico. Segundo alguns levantamentos extraoficiais, mais de 50% da economia do Alto Uruguai passa pelo sistema cooperativo nos mais diversos ramos. O que seria da região do Alto Uruguai sem as cooperativas agrícolas na produção de leite, suínos, aves e grãos?
O que seria do meio rural e do perímetro urbano se não houvesse as cooperativas de crédito para financiar as atividades agrícolas e pequenas, médias empresas e de pessoas físicas? Até o surgimento das cooperativas de crédito, milhares de pessoas e pequenas e médias empresas não tinham acesso ao crédito.
Como seria a saúde de Erechim e da região do Alto Uruguai sem as cooperativas de saúde, onde mais de 35 mil pessoas teriam que recorrer à saúde pública? Como seria o interior no passado se não houvesse as cooperativas de eletrificação rural? O que seria de Erechim se não tivéssemos uma cooperativa que assumiu os dois frigoríficos de nossa cidade e, principalmente, a produção de aves e suínos no meio rural?
Até o setor do turismo se organizou em torno de uma cooperativa para divulgar os pontos turísticos da nossa região. Hoje, está surgindo uma cooperativa para as indústrias de nossa cidade, para baixar os custos financeiros.
Por isso, neste Dia do Cooperativismo, é importante refletirmos sobre a importância das cooperativas no desenvolvimento social e econômico de Erechim e da região do Alto Uruguai.